Filtrar


Questões por página:
Dados geográficos são definidos por 3 componentes: posição espacial, atributos relacionados e temporalidade (da posição ou de algum atributo). Assim, tendo sido convidado a integrar uma equipe de projeto para desenvolvimento de um SIG, cujo objetivo é monitorar a linha de costa em uma região de implantação de um molhe e um porto, em uma das reuniões para definição dos requisitos o engenheiro cartógrafo propôs a adoção do modelo mais simples “Tempo como Atributo”. Durante as considerações, a maioria dos profissionais da área:
Na modelagem do espaço geográfico, são estabelecidas duas visões conceituais para as feições e fenômenos, classificando-os em objetos e campos. Os objetos são reduzidos a pontos, linhas e polígonos enquanto os campos representam variações contínuas no espaço. Assim, os modelos de dados matricial e vetorial, com suas estruturas de implementação específicas:
O mundo tem observado grandes deslocamentos populacionais envolvendo as regiões do Oriente Médio e da Europa. São populações de diferentes tamanhos e etnias, partindo de localidades diversas, tentando chegar a diferentes cidades por diversos meios de transporte. Nesse caso, um mapa temático de fluxo ou dinâmico, que represente esse fenômeno:
A partir de uma base cartográfica contendo a malha municipal e de dados estatísticos, por agregação dos setores censitários nas sedes municipais, foi construída uma representação com a técnica de símbolos proporcionais. Essa representação pode ser substituída por outra, com base na técnica de coropletas, desde que:
A Semiologia Gráfica preconiza níveis de medida ou organização para os dados a serem representados, que são: Nominal - Ordinal - Intervalo/Razão. Um engenheiro cartógrafo recebeu um conjunto de dados econômicos informando o valor do PIB per capita de cada município de um determinado estado brasileiro, nesse caso, é possível construir uma representação generalizada com medida Nominal, pois: