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...“Pra havê paz no sertão E a gente pudê drumi Cumê, bebê e vesti Pelas festa vadiá Sem nunca se atrapaiá É preciso Lampião Fazé de seu bataiá A Polícia Militá...” (Literatura de Cordel – Autor desconhecido.) “O personagem representado no texto anterior foi líder de um importante movimento social ocorrido no Nordeste, no início do século XX.” Esse movimento denomina-se:
Imperialismo, globalização, neoliberalismo, multipolarização e blocos econômicos são palavras do cotidiano das sociedades, principalmente a partir dos anos 70 do século passado. Tais palavras fazem parte do conjunto de acontecimentos chamado Nova Ordem Mundial, estabelecida no pós-Guerra Fria. Sobre a Nova Ordem Mundial, assinale a afirmativa correta.
“Desde o advento da Escola dos Annales, ‘tanto a noção de documentos quanto a de texto continuaram a ampliar-se. Agora, todos os vestígios do passado são considerados matéria para o historiador. Desta forma, novos textos, tais como a pintura, o cinema, a fotografia etc. foram incluídos no elenco de fontes dignas de fazer parte da história e passíveis de leitura [...]. Um longo caminho percorrido já nos separa [...] da época em que as imagens apareciam nos livros escritos por historiadores unicamente como ilustrações.”  “A partir da noção de documento advinda dos Annales, um determinado professor resolveu trabalhar, com os seus alunos, o período da mineração em Minas, no século XVIII, usando a arte barroca de Aleijadinho.” Após a análise da foto das esculturas de Aleijadinho, o professor mostrou o anacronismo na obra do artista através:
Em termos da influência exercida pelo primeiro contato da civilização europeia da Época Moderna com os povos da América e com a abundância dos recursos ali existentes sobre o pensamento político e filosófico, podemos afirmar que, no século XIX, houve uma reviravolta de 180 graus: à medida que evoluíram as condições econômicas e sociais e, a Europa “mercantilista” deu lugar à Europa do capitalismo, difundiu-se a propriedade privada exclusiva e excludente, corolário deste sistema, e não houve mais espaço para terras “livres”, não cercadas, não apropriadas (no sentido “moderno”), nem para seus habitantes. O estado natural ao invés de suscitar a admiração, como inicialmente, transformou-se em “evidência de desperdício” e toda apropriação “produtiva” legitimava a violência exercida sobre as populações “perdulárias”. Da influência ocorrida entre o contato europeu com as civilizações pré-colombianas, é INCORRETO afirmar que:
“Mais que a rejeição da cor da pele de um povo, o racismo se constituiu na negação da história e da civilização desse povo; a rejeição do seu ethos, de seu ser total. A diversidade, contudo, e a riqueza da experiência humana se funda em grande parte na interação, na intercomunicação e no intercâmbio entre culturas específicas. O objetivo verdadeiramente revolucionário não é erradicar as diferenças, mas, antes, evitar que elas sejam transformadas em pedras fundamentais da opressão, da desigualdade de oportunidades ou da estratificação social.” (Abdias do Nascimento e Elisa Larkin.)
De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir. I. O tempo histórico vivenciado pela sociedade contemporânea, que deseja e reivindica uma educação democrática, impõe à escola novos posicionamentos. A implantação de um novo paradigma educacional de valorização da diversidade, garantindo respeito às diferenças e visualização positiva da cultura afro-brasileira é imperativo da educação antirracista que se deseja construir. II. Com inclusão do ensino de história da África e da cultura africana e afro-brasileira nos currículos oficiais, exigida pela Lei Federal nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003, a escola brasileira tem a oportunidade de contribuir com a ampliação do conceito de democracia, colocando em nível de igualdade de informações os conteúdos trabalhados no currículo escolar sobre os continentes e as diversas culturas mundiais. III. A escola tem priorizado um currículo totalmente voltado para uma concepção de mundo eurocêntrica. Tal posicionamento segue no rumo contrário à concretização de uma proposta de currículo vinculado à realidade brasileira, com base na diversidade e no pluralismo. O contar da história, tanto da humanidade quanto do Brasil, estaria fatalmente prejudicado sem a história africana como fundamento. IV. A construção efetiva da identidade brasileira implica, necessariamente, o reconhecimento e aceitação da representação dos grupos étnicos que compõem este país. Os segmentos negro e indígena vêm sendo historicamente discriminados na historiografia oficial. Hierarquizar ou produzir a eliminação simbólica da história das raízes desses povos é uma demonstração explícita de racismo. Estão corretas as afirmativas