Filtrar


Questões por página:
Atente para o seguinte excerto:
“Os [indígenas] se envolveram em conflitos bélicos durante a Independência do Brasil. Várias tropas indígenas foram recrutadas para proteger o território contra uma possível invasão da antiga metrópole, como no litoral cearense entre setembro e novembro de 1822. Outras foram convocadas para combater agrupamentos fiéis a Portugal, como a que veio da serra da Ibiapaba, no Ceará, para um Piauí que ainda lutava contra tropas lusitanas em março de 1823”.

João Paulo Peixoto Costa. Povos indígenas e a independência do Brasil. Blog das Independências. Disponível em: https://bicentenario2022.com.br/povos-indigenas-e-ambro%20e%20novembro%20de%201822.


A partir das informações apresentadas pelo autor no texto e do conhecimento sobre o ensino de História do Brasil na Educação Básica, analise as seguintes afirmações:

I. A participação de grupos indígenas e quilombolas na independência do Brasil é bastante conhecida, pois a história apresentada nos livros didáticos inclui esse fato com detalhes.
II. A participação indígena e a de outros grupos minoritários no processo de independência do Brasil ainda é pouco conhecida, pois não é explanada adequadamente nos livros didáticos.
III. A luta dos indígenas pela independência do Brasil em 1822, liderados por Felipe Camarão ou Potiguaçu, é conhecida e destacada no ensino de história na Educação Básica.

Está correto somente o que se afirma em
O ensino de história atual tem sido muito influenciado pelas contribuições originadas na corrente denominada “História dos Annales”, surgida na Europa, no século XX, e que traz para a docência da disciplina a seguinte característica:
A participação indígena em diversos eventos marcantes da história nacional no período colonial e na contemporaneidade é bastante invisibilizada. Sobre esse tema, Rodrigo Lima se refere a um importante evento do início da República no Brasil, ocorrido entre 1896 e 1897, que teve cerca de 25 mil pessoas mortas, das quais “[...] pelo menos 500 seriam índios pertencentes à etnia Kiriri. De acordo com o antropólogo Edwin Reesink, professor da UFPE, há relatos até mesmo de índios vindos da vila de Mirandela, lutando com arcos e flechas. Segundo o pesquisador, os índios já haviam sido convertidos ao cristianismo no século XVII pelas missões jesuítas, mas acabaram se juntando à luta [...] devido tanto ao carisma de Antônio Conselheiro quanto aos problemas sociais que enfrentavam: ‘Os kiriri estavam no ponto baixo de sua história, com problemas com os brancos, sofrendo opressão e discriminação’”.

LIMA, Rodrigo Esteves. O Estado de São Paulo,27/10/2017.120 anos após fim da guerra [...], participação indígena no conflito ainda é menosprezada..

Assinale a opção que corresponde ao evento a que o texto acima se refere
Entre os séculos XIV e XVI ocorreram, na Europa, dois movimentos que alteraram a cultura do mundo ocidental, o Renascimento Cultural e a Reforma Religiosa, nesse período também ocorreu a chegada dos europeus no território hoje denominado de América e o seu contato com uma grande quantidade de povos originários e com suas culturas. Considerando esse contexto, assinale a afirmação verdadeira.
Veja a gravura a seguir, intitulada “Índios civilizados trazendo de volta prisioneiros”, feita em 1846 pelo artista francês Jean Debret, membro da missão de artistas franceses que vieram ao Brasil introduzir o ensino acadêmico das Belas Artes e que registrou diversos aspectos da vida cotidiana no país.


Imagem associada para resolução da questão


Índios civilizados trazendo de volta prisioneiros. Gravura de Jean Debret,1846. Disponível em: https://bdlb.bn.gov.br/acervo/handle/20.500.12156.3/258

Com base na gravura e nas informações sobre ela, assinale a afirmação FALSA.