Filtrar


Questões por página:
As incursões dos povos bárbaros nos territórios dos Impérios do Oriente e do Ocidente provocaram pânico e mudanças no cotidiano da sociedade. No Ocidente, em especial, a crise generalizada fez com que as massas camponesas e as populações urbanas empobrecidas praticamente não resistissem aos invasores. ( ... ) Tanto no Oriente quanto no Ocidente, o enfraquecimento do poder político exercido pelas grandes cidades favoreceu o processo de ruralização, que já vinha em andamento desde o século IlI, consagrando instituições como o colonato. MOTA. M. B. e BRAICK, P. R. História: das cavernas ao Terceiro Milênio. São Paulo: Moderna,1999, p.65.
O caminho da feudalização da Europa passou pela ruralização já em andamento desde o século IlI e consagrou instituições como o colonato, um sistema de:
A questão da terra é uma espécie de Fênix, que sempre ressurge das cinzas. SILVA, J. G. Folha de São Paulo,30 de novembro de 1994.
A questão da terra, associada à grande desigualdade social que afligia a maior parte da população, foi um dos problemas enfrentados pelos políticos romanos na Antiguidade. Para enfrentar esses problemas, em 133a.C., Tibério Graco:
fundada na Lacônia, na península do Peloponeso, pelos dórios que dominaram os antigos habitantes. Para manter seus domínios, a aristocracia de origem dória montou uma estrutura caracterizada pelo(a):

“O período histórico a que se refere o mandato conferido à Comissão Nacional da Verdade (CNV), o período da ditadura militar instalada em 1964, esteve associado a um quadro de violações massivas e sistemáticas de direitos humanos. A Lei Federal no 12.528/2011 define a competência da CNV, estipulando-a para o esclarecimento de fatos, circunstâncias e autoria de graves violações de direitos humanos praticadas pelo Estado brasileiro no período de 1946 a 1988. O legislador apresenta, no artigo 3º, II da lei, uma lista de quatro condutas, às quais deve ser concedido tratamento especial em razão de sua gravidade. No entanto, a despeito da não inclusão explícita dessa conduta no texto da lei, a CNV decidiu considerá-la como grave violação de direitos humanos, seja porque já é assim considerada, como proibição imperativa para todos os Estados, seja porque foram tidas como uma espécie de porta de entrada do sistema repressivo do regime militar e um facilitador para a prática de outras graves violações, como denunciou o projeto Brasil: nunca mais.

Brasil. Comissão Nacional da Verdade. Relatório / Comissão Nacional da Verdade. – Recurso eletrônico. – Brasília: CNV,2014. Volume I. p.278-279 (com adaptações)


Dentre as graves violações aos direitos humanos praticadas durante a ditadura militar no Brasil e denunciadas pela Comissão Nacional da Verdade, qual das seguintes medidas foi considerada como porta de entrada para as arbitrariedades cometidas pelo regime?

“No aluir das paredes, no ruir das pedras, no esfarelar do barro, havia um longo gemido. Era o gemido lamentoso do Passado, do Atraso, do Opróbrio. A cidade colonial, imunda, retrógrada, emperrada nas suas velhas tradições, estava soluçando no soluçar daqueles apodrecidos materiais que desabavam. Mas o hino claro das picaretas abafava esse protesto impotente. Com que alegria cantavam elas — as picaretas regeneradoras! E como as almas dos que ali estavam compreendiam bem o que elas diziam, no seu clamor incessante e rítmico, celebrando a vitória da higiene, do bom gosto e da arte!”

BILAC, Olavo. Crônica. Revista Kosmos, Rio de Janeiro, mar.1904.


“De uma hora pra outra, a antiga cidade desapareceu e outra surgiu como se fosse obtida por uma mutação de teatro. Havia mesmo na cousa muito de cenografia.”

BARRETO, Afonso Henriques de Lima. Os Bruzundangas. São Paulo: Brasiliense,1956.


Observadores de sua época e partícipes do novo jornalismo que se levantava com toda a força no início do século XX, os cronistas Olavo Bilac e Lima Barreto comentavam a nova era de metamorfoseamento material e imaterial pela qual passava o Rio de Janeiro com posições diametralmente opostas. Quanto as perspectivas adotadas por estes autores, é correto afirmar que