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Ao longo do século XX, propostas socialistas alcançaram o poder político, realizando transformações de alcance variado. Em certo momento, a alternativa socialista parecia invencível, destinada à vitória universal. Não foi o que aconteceu. Ao contrário: o socialismo, embora ainda vivo, está moribundo. Pode-se considerá-lo uma perspectiva, uma experiência aberta para o futuro da humanidade? Preso no passado ou aberto ao futuro? Após sua ascensão e queda, o socialismo enfrenta o desafio de continuar como alternativa real para a humanidade.
Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/preso-no-passado-ou-aberto-ao-futuro. Acesso em 11/04/2016
O Socialismo Científico, formulado por Marx e Engels, no século XIX, em linhas gerais propunha
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“O mundo em que vivemos hoje é radicalmente diferente do que era no início ou mesmo no meio deste século [século XX]. E continua a mudar. Hoje, a preservação de qualquer tipo de sociedade ‘fechada’ é impossível”.
Discurso proferido por Mikhail Gorbachev, em 1988, em reunião da ONU. In: Aquino et al, p.342.
Podemos definir os fatos políticos e sociais, ocorridos na segunda metade da década de 1980, na antiga URSS, como
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A Revolução começou como uma tentativa de recapturar o Estado. Captura essa empreendida pela aristocracia e pelos parlaments, e não fosse pelo desprezo à profunda crise socioeconômica que suas exigências acarretavam e por ter subestimado a força do Terceiro Poder, a nobreza poderia ter alcançado seus objetivos. Mas, a Revolução não foi realizada por um grupo organizado ou por um partido e nem chegou a apresentar líderes que conduzissem as massas rumo à revolução. Um grupo foi responsável por dar a unidade efetiva ao movimento revolucionário. A “burguesia”. Suas exigências foram norteadoras da famosa Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. A característica marcante desse documento é ser contra a sociedade hierárquica e de privilégios da nobreza, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. O burguês liberal clássico não era democrata, mas sim um devoto do constitucionalismo, de um Estado secular, com liberdades civis e garantias para a empresa privada, e de um governo de contribuintes e proprietários.
HOBSBAWM, Eric J. A Revolução Francesa. Rio de janeiro: Paz e Terra,1996.
O processo revolucionário francês, que culminou com a queda da monarquia em 1789, apresentou grupos com interesses políticos heterogêneos, como os jacobinos e os girondinos. Apontamos como alternativa para a melhor caraterização social e política dos girondinos:
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“Perdi o recorte com a frase, motivo pelo qual posso estar chamando o autor errado. Mas tenho quase certeza de que foi o historiador norte-americano Arthur Schlesinger quem cunhou a seguinte: “Não é porque Marx estava errado que Adam Smith está absolutamente certo” [...].
ROSSI, Cláudio. Folha de São Paulo,1995. Fragmento.
Nesse texto, o articulista do jornal “Folha de São Paulo”, Cláudio Rossi, faz referência a dois ideários que representaram a conjuntura mundial no final dos anos 1980, respectivamente,