Filtrar


Questões por página:
No período de consolidação da República no Brasil, diversos aspectos sociais, políticos e econômicos estruturaram as bases da política republicana. Sobre a Primeira República, analise as afirmativas abaixo.

1) Nesse período, o voto era aberto (não secreto) e facultativo (não obrigatório).
2) Apesar de haver uma abertura maior no direito ao voto, boa parte da sociedade estava excluída do sistema eleitoral, a exemplo das mulheres, dos analfabetos, dos mendigos, dos padres e dos soldados.
3) Uma prática comum nesse período é a influência do poder político local exercido geralmente por grandes fazendeiros. Essa prática ficou conhecida como coronelismo.

Está(ão) correta(s) :
Influenciados pelos ideais do Iluminismo, as Treze Colônias americanas que eram colonizadas pela Inglaterra iniciaram um processo de emancipação política que ficou conhecido como “Revolução Americana”. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
Sobre a caracterização política, social e econômica do feudalismo, assinale a alternativa correta.
A Igreja Católica influenciou em larga medida o imaginário durante o período denominado “Idade Média”. Boa parte das produções no campo da Filosofia e das Artes, como a literatura, a pintura e a arquitetura, possui relações com o universo religioso do mundo medieval. Sobre as contribuições culturais desse período, analise as afirmativas abaixo.

1) Durante a Idade Média, pode-se destacar o surgimento de dois grandes estilos arquitetônicos: o românico e o gótico.
2) O romance A Divina Comédia, do italiano Dante Alighieri, é o maior exemplo do estilo “novelas de cavalaria”. O livro é uma exaltação à comédia e aos autores da Antiguidade clássica.
3) O legado do teólogo Santo Agostinho faz referências à Filosofia clássica e à doutrina cristã. Entre suas obras, destacam-se os livros Confissões e A cidade de Deus.

Está(ão) correta(s) :

"O quilombo constitui questão relevante desde os primeiros focos de resistência dos africanos ao escravismo colonial, reaparece no Brasil/república com a Frente Negra Brasileira (1930/40) e retorna à cena política no final dos anos 70, durante a redemocratização do país. Trata-se, portanto, de uma questão persistente, tendo na atualidade importante dimensão na luta dos afro-descendentes."

(LEITE, Ilka Boaventura. Os quilombos no Brasil: questões conceituais e normativas. Etnográfica, Vol. IV (2),2000, pp.333-354).

Em relação aos Quilombos dos Palmares e do Catucá, assinale a alternativa CORRETA.