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“Um boato corre, há dias, pela cidade que tem enchido a uns de pavor, e a outros de indignação, em cujo último número me coloco”, desabafou o médico Joaquim Cândido Soares de Meirelles (1797-1868), diante do clima de pânico instaurado no Rio de Janeiro em 1831. Rumores crescentes garantiam estar em andamento, na capital do Império, uma trama conspiratória inspirada na Revolução do Haiti (1791-1825).
(Iuri Lapa, O Haiti é aqui?. Revista de História da Biblioteca Nacional,03.03.2010)
O clima instaurado na ocasião tinha origem
(Iuri Lapa, O Haiti é aqui?. Revista de História da Biblioteca Nacional,03.03.2010)
O clima instaurado na ocasião tinha origem
As palavras de Lutero não foram ao encontro apenas das angústias espirituais de uma Alemanha dividida mas, também, revelaram-se interessantes às controvérsias humanas. Cavaleiros, nobres, mercadores, muitos nutriam desconfianças por Roma, e, ao mesmo tempo, mostravam-se ávidos por incorporarem suas riquezas. A defesa que Lutero fazia da dependência exclusiva de Deus atraiu esses indivíduos.
(Patrícia Woolley, Um destino. Revista de História da Biblioteca Nacional,08.01.2013. Adaptado)
Entre outros fatores, as desconfianças de que trata o texto estavam relacionadas
(Patrícia Woolley, Um destino. Revista de História da Biblioteca Nacional,08.01.2013. Adaptado)
Entre outros fatores, as desconfianças de que trata o texto estavam relacionadas
Sabe-se hoje que a visão retrospectiva da Europa medieval como uma “idade das trevas” foi elaborada por eruditos renascentistas e, sobretudo, por eruditos iluministas. Sabe-se que essa visão esteve condicionada por uma perspectiva racionalista, liberal e anticlerical, num momento em que ser humanista significa colocar em questão os pressupostos teocêntricos defendidos pelos representantes da Igreja, defender o avanço das “luzes”, da razão e do progresso.
(MACEDO, José Rivair, Repensando a Idade Média no ensino de História, In Leandro Karnal (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas)
Entre as marcas do mundo medieval que contradizem a visão retrospectiva discutida no trecho, é correto identificar
(MACEDO, José Rivair, Repensando a Idade Média no ensino de História, In Leandro Karnal (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas)
Entre as marcas do mundo medieval que contradizem a visão retrospectiva discutida no trecho, é correto identificar
A religião dos romanos era politeísta e antropomórfica com nítidas influências das crenças etrusca e grega. Ao dominar grande parte do mundo conhecido, os romanos entraram em contato com diversas religiões e tiveram por elas grande respeito. Algumas chegaram a erigir seus templos na própria cidade de Roma. O Panteão, ou conjunto de deuses, dos romanos chegou a incorporar alguns dos deuses gregos, com nomes trocados para nomes latinos, mas com os mesmos atributos.
(FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto,2011)
A tolerância que os romanos tiveram para com diversas religiões do mundo por eles conquistadas não existiu, entretanto, para com a religião cristã, pois
(FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto,2011)
A tolerância que os romanos tiveram para com diversas religiões do mundo por eles conquistadas não existiu, entretanto, para com a religião cristã, pois