Filtrar


Questões por página:
“Eu aterrei o abismo anárquico e pus ordem no caos. Eu limpei a Revolução (...). E depois sobre que poderiam atacar-me de que um historiador não pudesse defender-me?” (BONAPARTE, Napoleão. O processo Napoleão. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história. v.III. Lisboa: Plátano,1976, p.124).
Na França à época da Revolução, Napoleão despontou para o cenário político por meio do Golpe de 18 de Brumário. Sobre o significado histórico do Golpe 18 de Brumário, podemos afirmar:
“O que é o Terceiro Estado? Tudo. O que tem sido até na ordem política? Nada. Que deseja? Vir a ser alguma coisa”. (SIEYÈS, Emmanuel Joseph. Qu'est-ce que le Tiers-État.1789).
A Revolução Francesa apresentou diversas fases cujos resultados foram também diversos. No campo, onde se concentrava a maior parcela do Terceiro Estado, a Revolução trouxe importantes transformações, entre as quais podemos destacar CORRETAMENTE:

“Se você observar a Inglaterra no século XVI, verá que é uma potência de segunda classe (...). Mas já no começo do século XVIII a Inglaterra é a maior potência do mundo. Logo, alguma coisa aconteceu no meio disso. E eu creio que o que houve no meio foi a Guerra Civil e a Revolução, que tiveram efeitos fundamentais”. (HILL, Christopher.

O caráter da Revolução Inglesa. Folha de São Paulo.10 ago.1988, p. E-14).


Segundo Christopher Hill, a Revolução Inglesa teve efeitos fundamentais sobre o desenvolvimento político-econômico inglês. Sobre as Revoluções Inglesas do século XVII, podemos afirmar CORRETAMENTE:

No dia 1 de abril de 1964, o Brasil começava a vivenciar uma história que se estenderia até 1985, período esse denominado de ditadura, ditatorial ou ainda anos de “chumbo”; desse modo, desenvolver-se-ia, assim, uma história de lutas de confrontos diretos e indiretos. Essas lutas se davam no intuito de sobrepor o poder que o Estado exercia sobre a população através de um governo opressor, evidenciando os constantes combates urbanos, que se davam na forma explícita de repressão.

(http://www.sul2013.historiaoral.org.br/resources/anais/2/1267925985_ARQUIVO_ArtigocompletoaserenviadoaoXEncontroNacionaldeHistoriaOral.pdf).


Em relação a esse tema, assinale a alternativa CORRETA.

Para Celso Furtado, “Cada um dos problemas referidos – técnica de produção, criação de mercado, financiamento, mão-de-obra – pôde ser resolvido no tempo oportuno, independentemente da existência de um plano geral preestabelecido. O que importa ter em conta é que houve um conjunto de circunstâncias favoráveis sem o qual a empresa não teria conhecido o enorme êxito que alcançou.”

(FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil.)


Em relação à economia açucareira no período colonial, assinale a alternativa CORRETA.