Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Roma destacou-se no campo das artes e da literatura, mas pouco produziu em termos de direito (elaboração e aplicação de leis), além de ter sido alvo fácil de inimigos em face de sua reduzida capacidade militar.
mostrar texto associado
O império formado pelos gregos apresentava grande extensão territorial, dominando povos que viviam na Europa e na Ásia.
mostrar texto associado
A Grécia antiga é considerada o berço da civilização ocidental graças a uma cultura voltada para a valorização do ser humano, de que a filosofia seria exemplo significativo.
Questão Anulada

Observe a imagem a seguir:

 


A imagem acima representa a tela O triunfo da morte (1592) de Pieter Brungel.

Com base na imagem e nos conhecimentos sobre período conhecido como Baixa Idade Média, entre os séculos X e XV, não é possível afirmar:

Questão Anulada
mostrar texto associado

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à organização política e social de Esparta e Atenas:

( ) Durante muito tempo, Atenas manteve um regime monárquico, até que o último basileu foi derrubado pela aristocracia proprietária de terras, a qual estabeleceu um regime oligárquico fundado no arcontado, órgão do poder formado por indivíduos com mandatos anuais e funções religiosas, jurídicas e militares.

( ) Diante quadros de tensões sociais em Atenas, Drácon eliminou a escravidão por dívidas, libertando todos aqueles que haviam se tornado escravos por este motivo e ainda dividiu a sociedade de forma censitária.

( ) Os periecos eram o principal grupo social e elite militar espartana, compostos pelos descendentes dos conquistadores dórios, detentores do poder econômico, concentravam também o poder político e religioso, marginalizando as demais categorias sociais e utilizando a força militar para manter seus privilégios.

( ) Os Hiliotas eram servos, propriedade da cidade-Estado que descendiam dos primitivos habitantes da Lacônia dominados pelos dórios. Não possuíam direitos políticos e seu trabalho era explorado pelos espartanos.

( ) Em 510 a.C. o estadista ateniense Clístenes liderou uma rebelião contra o último tirano, derrubando-o e iniciando reformas que culminaram na implantação da democracia e na pacificação da pólis.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: