Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O Crash de Wall Street, em 1929, na tristemente famosa “quinta-feira negra”, deveu-se à queda vertiginosa do valor das ações negociadas na Bolsa de Nova Iorque, o qual era medido pelo índice Dow Jones.
mostrar texto associado
De forma geral, para debelar a crise, os Estados, em contraposição ao modelo liberal, optaram pela via da intervenção na economia, por meio de ações que regulassem a produção, criassem empregos em larga escala e, sobretudo, moralizassem o sistema financeiro.
mostrar texto associado
Após o final da Primeira Guerra Mundial, a economia dos principais países da Europa era dependente do comportamento do dólar americano, o que afetava diretamente a balança de pagamentos e interferia negativamente no poder de compra interno e nos salários.
mostrar texto associado
Apesar da crise na Bolsa, os setores da economia gerenciados, sobretudo, por grupos familiares mais conservadores foram preservados dos efeitos negativos da Crise de 1929, uma vez que não arriscavam seu capital no mercado de valores.
mostrar texto associado
Embora, em aparência, os Bálcãs não estivessem diretamente envolvidos nos acontecimentos que levaram à Segunda Guerra Mundial, verifica-se que a influência da Alemanha nazista e da Itália fascista nos Estados da região favoreceu o avanço das tropas de Hitler na direção de Moscou.