Filtrar


Questões por página:
No que se refere à recente dinâmica populacional brasileira, pensada a partir da relação urbano e rural, o Censo Demográfico de 2022 deixou claro que:
O município de Mauriti, localizado na região Sul do estado do Ceará, apresenta dinâmica econômica influenciada por sua localização e por práticas agrícolas adaptadas ao clima do semiárido. Nas últimas décadas, o desenvolvimento econômico brasileiro apresentou contrastes marcantes entre regiões industrializadas e áreas com economia baseada em atividades tradicionais. Enquanto regiões metropolitanas concentram parques industriais diversificados, municípios como Mauriti, no Ceará, apresentam uma estrutura econômica sustentada majoritariamente por agricultura, pecuária, comércio e serviços.
Marque a alternativa que caracteriza desigualdades regionais no território brasileiro:
O Cariri cearense constitui uma região de grande relevância geo-histórica para o Ceará e para o Brasil. É reconhecido por sua diversidade cultural, expresses religiosas, patrimônio material e imaterial, sítios paleontológicos, geoparque, folclore, artesanato, riqueza fossilífera e por apresentar biomas que contrastam com o clima predominante do estado. Compõem a região do Cariri os seguintes municípios: Abaiara, Altaneira, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Cariús, Caririaçu, Cedro, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Jardim, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Quixelô, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre.
Marque a alternativa cuja característica demarca o Cariri cearense:
O deserto do Saara ocupa grande parte da região do Norte da África e apresenta características climáticas específicas que condicionam modos de vida, biodiversidade e processos econômicos ligados à escassez hídrica.
Marque a alternativa que caracteriza o clima predominante nessa região:

Observe as imagens abaixo.

Imagem associada para resolução da questão


Ao observar a Fig.1, Mudança de Sertanejo, xilogravura produzida pelo artista pernambucano José Francisco Borges (1935-2024), natural de Bezerros, em comparação com a Fig.2. Fotografia do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, realizada pela fotojornalista Tânia Rêgo e publicada pela Agência Brasil, percebe-se a denúncia de um tema recorrente: o êxodo rural e o crescimento acelerado das periferias brasileiras. São inúmeras as razões pelas quais um número cada vez maior de pessoas deixa a zona rural ou os rincões do país e arrisca a vida nas grandes cidades. O crescimento urbano no Brasil, especialmente após 1950, foi marcado pela industrialização acelerada e pela migração rural. Entretanto, esse processo também gerou desafios sociais estruturais, como exclusão social, desigualdade e concentração espacial da pobreza.


Marque a alternativa que apresenta uma consequência direta desse processo: