Filtrar


Questões por página:

Relacione adequadamente os teóricos da geopolítica às suas respectivas teorias geopolíticas.


1. Mahan.

2. Mackinder.

3. Haushofer.


( ) Construiu uma teoria que tem na geoestratégia a chave para a hegemonia mundial. Tido como “o propugnador do poder terrestre”, criou conceitos que foram reproduzidos por praticamente todos os demais geopolíticos pivot area, world island, anel insular, anel interior ou marginal e, principalmente, heartland.

( ) Para o referido autor a chave para a hegemonia mundial estaria no controle das rotas marítimas. A posse de tal área seria indispensável para um Estado que almejasse tornar‐se uma potência mundial. Pode ser considerado “o evangelista do poder marítimo”.

( ) Esboçou uma “ordem mundial ideal”, que consistiria na divisão do mundo em quatro “blocos” ou zonas continentais, a saber: zona de influência alemã, zona de influência dos Estados Unidos, zona de influência da Rússia e zona de influência do Japão.


A sequência está correta em

Argentina, Brasil, Paraguai (suspenso), Uruguai, Venezuela e em 2012 o início da adesão da Bolívia, são os países que formam o bloco econômico denominado Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Os quatro primeiros países assinaram, em 1991, o Tratado de Assunção, com o objetivo de criar o MERCOSUL, que se estabeleceu institucionalmente em 1994.

(Miyazaki, Silvio Y. Horizontes do MERCOSUL. Geografia e Conhecimento Prático. Edição 56‐ Agosto de 2014 p.12.)


Sobre o MERCOSUL, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma das cláusulas do MERCOSUL é de que as negociações para acordos de comércio devem ser sempre individualmente.

II. A Argentina é um importante parceiro comercial do Brasil, sendo o mais importante item nesse fluxo o comércio automotivo.

III. Entre os acordos comerciais em que o MERCOSUL está em negociação há anos, um destaque é com a União Europeia.

IV. Passados vinte anos desde o início do MERCOSUL, há plena liberdade para a circulação de mercadorias, como se pode observar entre os seus sócios: Brasil e Argentina.

V. No que se refere à entrada de novos membros no MERCOSUL, ainda que haja concordância dos governos nacionais, o ingresso somente se efetiva, quando é aprovado pelos parlamentos de cada um dos países.


Estão corretas as afirmativas

Leia o trecho a seguir que trata da questão demográfica e da saúde.


“O primeiro passo para uma vida longeva foi dado com o controle das doenças infectocontagiosas e com o investimento em saneamento básico, na primeira metade do século XX, o que reduziu drasticamente o número de mortes precoces. Desde o início do século passado, a expectativa de vida deu um salto. Mas a meta ideal não se restringe a ultrapassar os limites de idade. É preciso ter saúde e disposição para desfrutar a segunda metade da vida. O envelhecimento em boa forma física e mental só se tornou possível com o controle, sobretudo nas últimas décadas, dos males que afetam os idosos.”

(Adaptado: Lopes, Adriana Dias. Aos 60 com pique de 50. Veja,30 de Julho 2008, p.103.)


De acordo com a afirmativa anterior, analise os fatores a seguir atrelados à saúde.

I. Exames preventivos.

II. Tratamentos mais eficazes.

III. Acesso a planos de saúde.

IV. Adoção de hábitos mais saudáveis.


São fatores‐chave que contribuem no aumento da longevidade

Analise atentamente a dinâmica da estrutura etária da população brasileira nos gráficos.

 

 

Sobre a evolução prevista pelo IBGE, nos gráficos anteriores, é correto afirmar que

O processo ensino-aprendizagem na Geografia deve levar em consideração a relação professor e aluno para a construção dos conhecimentos geográficos. Diante disso, assinale a afirmativa INCORRETA: