Filtrar


Questões por página:
Um conceito importante é que o espaço constitui uma realidade objetiva, um produto social em permanente processo de transformação. O espaço impõe sua própria realidade; por isso a realidade não pode operar fora dele. Consequentemente, para estudar o espaço, cumpre apreender sua relação com a sociedade [...]. SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel,1985.
Segundo Milton Santos, para se analisar o espaço social em qualquer tempo, é fundamental tomar, de maneira integrada, as categorias de análise do espaço, que são
Se nos situarmos do ponto de vista da evolução histórica dos instrumentos de trabalho, em um enfoque vertical, constataremos que a natureza do espaço social tem mudado. Se preferirmos um enfoque horizontal, isto é, dentro de cada espaço, encontraremos uma distribuição irregular de modelos mais avançados dos instrumentos de trabalho, mas também a coabitação de modelos antigos e modernos e em muito raros lugares há a homogeneidade de instrumentos de trabalho de acordo com, ou do ponto de vista de sua “idade”. Os lugares, então, se diferenciam: de um lado, pelo grau de modernização dos recursos; de outro lado, pela forma com que se combinam as diferentes modalidades de recursos.
SANTOS, M. Por uma geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: Edusp,2004.
Tendo por base a abordagem teórica sobre o espaço geográfico, deve-se entender que
O pensamento moderno ocidental é um pensamento abissal. Consiste num sistema de distinções visíveis e invisíveis, sendo que as invisíveis fundamentam as visíveis. As distinções invisíveis são estabelecidas através de linhas radicais que dividem a realidade social em dois universos distintos: o universo ‘deste lado da linha’ e o universo ‘do outro lado da linha’. A divisão é tal, que o ‘outro lado da linha’ desaparece enquanto realidade; torna-se inexistente, e é mesmo produzido como inexistente. Inexistência significa não existir sob qualquer forma de ser relevante ou compreensível. Tudo aquilo que é produzido como inexistente é excluído de forma radical porque permanece exterior ao universo que a própria concepção aceita de inclusão considera como sendo o Outro. (DOS SANTOS, Boaventura e MENESES, Maria Paula. Epistemologia do Sul. São Paulo: Cortez,2010, p.31-32).
Para Boaventura dos Santos e Maria Paula Meneses, a existência das linhas abissais por todo o período moderno não significa que elas tenham permanecido fixas. Nos dias atuais, as linhas globais que dividem os dois lados podem ser observadas
Observe a figura abaixo:
Imagem associada para resolução da questão



Apesar das diversas particularidades das cidades brasileiras e, especialmente, das cidades médias nordestinas, as que estão evidenciadas no mapa se caracterizam por
Nos últimos anos têm se multiplicado as referências à existência de um processo de transformação no campo brasileiro que implica a constituição de um “novo mundo rural”. Isto pode ser observado, tanto em textos acadêmicos como em documentos governamentais e não governamentais. Entretanto, há muita controvérsia a respeito do real significado deste “novo rural”. ALENTEJANO, P. R. R. O que há de novo no rural brasileiro? Terra Livre. São Paulo, n.15, p.87- 112,2000.
A complexidade atual do meio rural brasileiro é resultante de aspectos históricos, territoriais e econômicos, que concorrem para que a questão agrária neste país seja caracterizada pela