Filtrar


Questões por página:
Considerando a afirmação de Libâneo (2002) sobre a educação como uma prática social que modifica os seres humanos em vários aspectos, como o professor pode aplicar a didática para abordar a diversidade cultural na sala de aula?
Considerando as características das tendências pedagógicas brasileiras, na tendência “Crítico-Social dos Conteúdos”, o professor:
A relação entre professor e aluno é determinante no desenvolvimento da autoestima e na promoção de uma aprendizagem significativa. O professor atua como mediador, incentivando a autoconfiança dos alunos e criando condições para que se sintam motivados a aprender. Entretanto, bloqueios emocionais e comportamentais podem surgir, tanto por parte do professor quanto do aluno, dificultando o processo educacional. Diante disso, como o professor pode agir para minimizar esses bloqueios emocionais que interferem na autoestima e na aprendizagem significativa dos alunos?
A formação de professores é fundamental para o trabalho com a diversidade no ambiente escolar. Considerando a necessidade de capacitação docente nesse contexto, qual é o impacto de uma formação inadequada na abordagem da diversidade cultural e quais ações podem ser adotadas para mitigar essa lacuna?
Considerando o princípio da gestão democrática, por Veiga (1998), qual dos seguintes aspectos é crucial para garantir a eficácia e a verdadeira participação coletiva no processo de tomada de decisões dentro da escola?