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Há mais de um século, subordinados a relações quase servis de trabalho, reproduzindo as mesmas relações de geração em geração – num mesmo espaço da floresta extraindo látex, colhendo castanha-do-pará, sem ter precisado para isso mais do que pequenas clareiras namata – os habitantes da floresta lutam pela concretização das reservas extrativas que representam:

“A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFM-M) foi uma solução de engenharia e um problema de geografia. O problema da linha foi solucionado, mas transformou-se numa falha econômica. Hoje, as silenciosas locomotivas, os trilhos enferrujados, e as sepulturas de milhares de trabalhadores que morreram para construir a linha permanecem como símbolo do esforço do homem contra as forças da natureza. A ferrovia é também um testemunho dos sonhos desfeitos dos ingleses e dos empresários americanos que pensavam que a estrada de ferro poderia dar lucro.”

(COOPER, Martin – História Viva, coleção Caminhos do Trem).

Em relação à Estrada Madeira-Mamoré é correto afirmar que:

Comparando os mapas, podemos observar que a BR-364 corta o Estado de Rondônia, atravessando:



Tendo grande extensão territorial, é natural que o Brasil seja um dos países com maior potencial mineral do mundo. A produção mineral tem se ampliado, devido a crescentes investimentos externos, principalmente a partir dos anos de 1990. O Estado de Rondônia é o grande responsável pela produção e exportação brasileira de:
Entre as regiões brasileiras, a Norte é a que possui o menor número de cidades. Todos os seus estados, inclusive o de Rondônia, apresentam baixos níveis de urbanização; ainda assim, sua população é predominantemente urbana. Um dos motivos que levou a esse processo do homem rumo à cidade foi: