Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A sustentabilidade ecológica dos acordos de pesca da Amazônia depende de um conjunto de lagos, parte de um sistema fluvial maior dentro do qual os peixes circulam livremente. Nessas condições, não é claro que um acordo de pesca para um conjunto de lagos terá um efeito duradouro sobre as populações de peixes daquele lago. Nesse sentido, a mobilidade do recurso pesqueiro é uma importante variável que deve ser levada em consideração para a eficiência ecológica do manejo comunitário do lago.
mostrar texto associado
A distribuição dos biomas na superfície terrestre não está diretamente relacionada com os climas nem com os seus elementos, apenas com a temperatura e a precipitação, seja a quantidade de chuva, seja a sua distribuição ao longo do ano e também com a posição geográfica de cada região.
mostrar texto associado
As atividades agrícolas e agrárias compõem um setor importante da economia que não é necessariamente absorvido pelo processo de industrialização. Há várias correntes de análise sobre o campo, no Brasil, que consideram a agricultura subordinada ao processo industrial, principalmente porque o modelo desenvolvimentista implantado no país se “expande” ao campo, e uma dessas vias de expansão foi o Estatuto da Terra de 1964, que previu a transformação das unidades agrícolas em empresas rurais.
mostrar texto associado
A intervenção humana nos rios (através de canalização, retificação e barragens) pode introduzir mudanças em seu regime, mas não chega a afetar o seu fluxo, pois o volume de água de um rio é determinado pela vazão das suas nascentes e, portanto, não pode ser afetado por ações humanas.
mostrar texto associado
É correto afirmar que a população mundial vem passando por uma forte mudança demográfica, resultado da sua dinâmica durante um longo período, isto é, do comportamento dos nascimentos, das mortes e das migrações nos últimos 100 anos. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, a população de pessoas com idade igual e/ou superior a 80 anos irá quase que dobrar entre os anos de 2035 e 2060, com percentuais saindo de 30% para 78%, representando um quarto da população mundial, ou seja, cerca de 2 bilhões de indivíduos (no total de 9,2 bilhões). Um fato importante é que essa transição demográfica em países desenvolvidos ocorreu bem antes do envelhecimento significativo de suas populações.