Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir.
I. Na Geografia Clássica, autores como Vidal de La Blache, Carl Sauer e Richard Hartshorne muito utilizaram o termo região, porém sem associá-lo à ideia de diferenciação de áreas. Predominou nessa corrente duas concepções de região: uma naturalista e outra como sinônimo de paisagem. II. Para os geógrafos possibilistas, a região, vista como sinônimo de paisagem, era considerada como o resultado da transformação do espaço natural em paisagem cultural. Dada a importância que teve, esse conceito de região dominou durante muitos anos os estudos regionais, dentre eles os brasileiros. III. Haesbaert (1999) chama a atenção para o fato de que essas tendências consideradas clássicas ou tradicionais possuem vários elementos comuns como a importância dada ao específico, à continuidade espacial, à estabilidade das regiões e à relação entre a região e uma meso-escala. IV. Muitos pesquisadores dizem que a categoria região ainda é fundamental nos estudos geográficos. Eles afirmam que ocorre, na atualidade, um contínuo processo de formação e transformação das regiões, que são construções sociais, resultantes da atuação de múltiplos agentes.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Analise a figura a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A figura representa a projeção cartográfica

O tipo de projeção cartográfica utilizada na confecção do mapa é que determina as deformações presentes no mapa. Assim, a projeção escolhida deve possuir propriedades que atendam aos objetivos da sua utilização. Por isso, os tipos de propriedades geométricas que caracterizam as projeções cartográficas, em suas relações entre a esfera (Terra) e um plano (mapa), são: conformes, equivalentes e afiláticas. Sobre as propriedades afiláticas, é CORRETO afirmar que
A poluição plástica e seus impactos prejudiciais na saúde, economia e meio ambiente não podem ser ignorados. Por isso, a República de Côte d'Ivoire, também conhecida por Costa do Marfim, sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente 2023, celebrado em 5 de junho, com o tema “soluções para a poluição plástica”.
A esse respeito NÃO se pode afirmar que
O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), divulgou os números atualizados da economia do Ceará. A estimativa do PIB estadual para este ano é de 1,33%.
De acordo com informações veiculadas, entre os setores que compõem o PIB, o melhor resultado no Ceará baseou-se no setor de