Filtrar


Questões por página:

Um plano de benefícios de previdência complementar emprestará R$ 300.000,00 a um participante, mas como o valor é alto ele precisa de um seguro de quitação por morte, pois caso ele venha a falecer o saldo devedor do empréstimo será quitado. Sabe-se que o participante tem 45 anos de idade, o período de pagamento do empréstimo é de 15 anos. Considere a tabela de comutações, com a taxa de juros de 5% ao ano.



O valor do seguro, a ser pago à vista, é

Em um plano de benefícios de previdência complementar, um participante informa que aos 60 anos de idade irá se aposentar e pretende ter um benefício anual de R$ 120.000,00. Sabe-se que o Plano dele é um CV que oferece rendas anuais vitalícias (antecipada) e a entidade utiliza AT 2000, com taxa de juros de 4% a.a.



Para isso, a importância que o participante deverá ter em conta é

Em uma Entidade de Previdência Complementar, um participante com 59 anos de idade pretende se aposentar e o plano prevê uma renda anual vitalícia antecipada, calculada atuarialmente, com base no saldo de recursos existente em seu nome no plano. Sabe-se que a entidade utiliza a AT 2000, com uma taxa de juros de 4% a.a..



O fator atuarial anual a ser utilizado no cálculo da renda anual do participante, ou seja, o total de recursos que será dividido por um fator atuarialmente calculado para se encontrar a renda é

Considere os dados a seguir:



A fórmula expressa a

A equação utilizada em uma avaliação atuarial para identificar o custo de um plano em percentual da folha de pagamento pelo sistema agregado é composta pelo valor atual