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Concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Fonoaudiologia
Aproximadamente 1.468.000 traqueotomias são realizadas por ano. A associação entre a presença de um tubo de traqueostomia e aspiração laringotraqueal é resultado de limitações na elevação laríngea, hipossensibilidades laringo e faríngea, redução na pressão subglótica frequentemente associadas à tosse pouco eficaz. O modified blue dye test (MEBDT), ou teste do corante azul modificado, vem paulatinamente caindo em desuso, exatamente pela sensibilidade do teste diagnóstico ter uma sensibilidade geral e especificidade do MEBDT de 82% e 38%, respectivamente. Marque a alternativa correta, a partir do enunciado, a qual podemos inferir que:
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Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Fonoaudiologia
Um eixo fundamental na atuação do fonoaudiólogo nas redes de atenção é a inserção no processo de planejamento e gestão ponto é necessário incluir-se em atividades de macrogestão e de microgestão das redes de atenção, buscando inserção nas diferentes instâncias de gestão do sistema único de saúde. Em linhas gerais, o trabalho formal de óleo nas redes de atenção pode incluir, entre outros, vários objetivos. Marque a alternativa correta relacionada prioritariamente à rede de atenção psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental resguardada pela portaria 3088/GM/MS, de 23/12/2011:
Concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Fonoaudiologia
Na leitura por meio da mediação fonológica, ou rota fonológica, típica de leitores principiantes, que implica o processamento fonológico por informações com base na estrutura fonológica da língua oral. Com base nas principais características e/ou etapas desta mediação, marque a alternativa incorreta:
Concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Fonoaudiologia
Pode-se constatar, cada vez mais, uma forte tendência de retomada do campo da educação pela Fonoaudiologia. Temos tido a oportunidade de encontrar muitos fonoaudiólogos envolvidos com a área educacional e que, para tanto, tem estendido sua formação original, buscando conhecimentos mais aprofundados sobre problemas acadêmicos, aprendizagem, neuroeducação, pedagogia, metodologias de ensino, linguística e políticas educacionais. Relacione a coluna A e B, e marque a alternativa correta sobre as ações que devem ser propostas pelos fonoaudiólogos em cada ator pertencente ao escopo da Fonoaudiologia educacional:
Coluna A (A) Gestores. (B) Instituição de educação. (C) Coordenação pedagógica, professores e funcionários. (D) Estudantes. (E) Família.
Coluna B ( ) Realizar o levantamento e análise das condições de ensino e aprendizagem que envolvem aspectos fonoaudiológicos.
( ) Elaborar e desenvolver um programa de informação, formação e orientação, procurando estreitar as relações entre escola e família.
( ) Elaborar e desenvolver, conjuntamente, programas pedagógicos de informação, formação e orientação visando melhores condições de ensino e aprendizagem.
( ) Conscientizar a respeito das contribuições que o Fonoaudiólogo pode trazer para a equipe escolar, com enfoque educacional, buscando garantir a adesão dos gestores a programas e projetos envolvendo a Fonoaudiologia.
( ) Identificar pessoas com problemas da área fonoaudiológica, indicando para os serviços de apoio fora da escola, além de elaboração de programas que visem a inclusão.
A ordem apresentada na coluna B, de cima para baixo é:
Coluna A (A) Gestores. (B) Instituição de educação. (C) Coordenação pedagógica, professores e funcionários. (D) Estudantes. (E) Família.
Coluna B ( ) Realizar o levantamento e análise das condições de ensino e aprendizagem que envolvem aspectos fonoaudiológicos.
( ) Elaborar e desenvolver um programa de informação, formação e orientação, procurando estreitar as relações entre escola e família.
( ) Elaborar e desenvolver, conjuntamente, programas pedagógicos de informação, formação e orientação visando melhores condições de ensino e aprendizagem.
( ) Conscientizar a respeito das contribuições que o Fonoaudiólogo pode trazer para a equipe escolar, com enfoque educacional, buscando garantir a adesão dos gestores a programas e projetos envolvendo a Fonoaudiologia.
( ) Identificar pessoas com problemas da área fonoaudiológica, indicando para os serviços de apoio fora da escola, além de elaboração de programas que visem a inclusão.
A ordem apresentada na coluna B, de cima para baixo é:
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Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Fonoaudiologia
Raquel Esperanto,38 anos, chega até a clínica queixando-se de rouquidão persistente e cansaço vocal. Ela relata que há cerca de 2 meses começou a sentir dificuldade para falar e que, desde então, sua voz ficou rouca e fraca. Ela não apresenta dor ou desconforto na região da garganta, mas tem dificuldade para falar em ambientes barulhentos e por longos períodos. Lembra que esta dificuldade vocal “começou após uma gripe muito forte” (SIC). Ao realizar a avaliação fonoaudiológica, percebe-se que Raquel apresenta uma paralisia unilateral da prega vocal esquerda, com desvio em direção à linha média durante a fonação. A laringoscopia confirmou o diagnóstico de paralisia unilateral de prega vocal esquerda. O tratamento fonoaudiológico deverá priorizar as técnicas de reabilitação vocal, com o objetivo de: