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O desenvolvimento produtivo, durante a etapa de comunicação pré-linguística, culmina com a aquisição fonética e fonológica, tendo por características o alcance do repertório fonético, do desenvolvimento fonológico e a fala fluida e inteligível. Isso ocorre na idade de:
Ao termo utilizado para descrever alguma dificuldade de deglutir saliva ou alimentos, como sólidos, pastosos ou líquidos de causa não odinofagia, fagofobia ou globus histérico, dá-se o nome de:
Ao músculo que comprime as bochechas e lábios e puxa a comissura labial, fundamental na participação da função da sucção, mastigação e beijo, dá-se o nome de:
As alterações da percepção auditiva podem ser classificadas quanto ao grau e ao tipo. Quanto ao grau, podem ser classificadas como: normal, leve, moderada e severa. Quanto ao tipo, podem ser classificadas como: problema de decodificação, codificação e organização. O problema de decodificação envolve:
Uma criança manifesta uma série de sinais de risco para autismo, tais como: a) não apresenta, em sua interação social, o comportamento de atenção compartilhada; b) em sua linguagem, não manifesta as primeiras palavras, além de ter o hábito de repetir a fala dos adultos sem autonomia; c) apresenta dificuldades em ampliar sua compreensão em situações novas, com poucos gestos e expressões faciais que refletem seu estado emocional; d) em suas brincadeiras, tende a explorar menos objetos, fixando-se em partes deles ou apenas enfileirando-os, com dificuldade de desenvolver jogos do faz-de-conta; e) apresenta, em sua dieta, resistência a novos alimentos. Os sintomas supracitados são características comuns do autismo na