Filtrar


Questões por página:
Com relação à Síndrome de Down, analise as afirmativas a seguir.

I. A habilidade comunicativa, no início do desenvolvimento do bebê com Síndrome de Down, pode se mostrar comprometida.
II. A Síndrome de Down é uma das condições genéticas com deficiência intelectual que mais apresentam disfluências gagas do tipo bloqueio, prolongamento e repetição de sílabas, associada ao distúrbio de linguagem e aprendizagem.
III. A audição é outro aspecto que requer cuidados iniciais e acompanhamento médico e fonoaudiológico ao longo do desenvolvimento do bebê com Síndrome de Down, já que a perda auditiva do tipo neurossensorial está associada à má formação da cóclea.

Assinale:
O diagnóstico e a intervenção em bebês e crianças pequenas surdas ou deficientes auditivas colocam, para o fonoaudiólogo, o desafio de estabelecer, clinicamente, a relação entre capacidade e desempenho auditivo. A esse respeito, relacione as colunas a seguir.

1. Capacidade auditiva
2. Desempenho auditivo

( ) É um conceito abstrato do potencial anatômico e funcional de um sujeito.
( ) Os exames determinam as expectativas com relação às respostas auditivas das crianças e, consequentemente, o prognóstico quanto à aquisição da linguagem oral.
( ) Está sujeito à influência de inúmeros fatores e da interação entre eles, uma vez que envolve comportamentos de diversas naturezas.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Leia o fragmento a seguir:

“Na entrevista de uma avaliação miofuncional, é preciso interrogar a respeito dos aspectos _____ e alimentares, _____ e sobre a realização de outros _____ realizados.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Existem diferentes doenças neurodegenerativas que acometem áreas específicas do sistema nervoso central e periférico. Em uma delas, “o quadro tem início lento e gradual, com as manifestações clínicas limitadas a uma metade do corpo. O envolvimento do equilíbrio costuma ser tardio, mas nas fases muito avançadas pode levar a graves consequências decorrentes das quedas. Do ponto de vista fisiopatológico, os sinais e sintomas são decorrentes da diminuição do conteúdo de dopamina no corpo estriado. A incidência de alterações disfágicas é bastante variável, principalmente pelo fato dos pacientes raramente relatarem dificuldades na deglutição.”

As características apresentadas no fragmento acima estão relacionadas à
Com relação ao tipo de adaptação das próteses auditivas se monoaural ou binaural, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A amplificação binaural é sempre a primeira opção de escolha. Somente se houver alguma contra indicação, opta-se pela amplificação monoaural.
( ) A única vantagem da amplificação binaural é melhorar a localização sonora.
( ) Em alguns casos especiais a adaptação binaural é contra indicada, como por exemplo em idosos com alteração de processamento auditivo com interferência binaural.

As afirmativas são, respectivamente,