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Concurso:
TJ-AP
Disciplina:
Fonoaudiologia
Em relação ao modelo terapêutico de Pares Mínimos assinale a alternativa INCORRETA.
Concurso:
TJ-AP
Disciplina:
Fonoaudiologia
Considerando conceitos envolvidos em Desvio Fonológico Evolutivo, analise as proposições abaixo.
I. Para ser considerado desvio fonológico é necessário apresentar alterações motoras persistentes e temporárias.
II. No desvio fonológico há falhas na programação e no planejamento dos atos motores em decorrência de perda auditiva condutiva. A criança sabe o que quer dizer, mas o cérebro não envia a instrução para o posicionamento correto da sequência de sons.
III. O desvio fonológico pode envolver erros na produção, percepção ou organização dos sons, também podendo ser denominado no DSM-IV de transtorno fonológico e no CID 10, transtorno específico da articulação da fala.
Está correto o que se afirma em
I. Para ser considerado desvio fonológico é necessário apresentar alterações motoras persistentes e temporárias.
II. No desvio fonológico há falhas na programação e no planejamento dos atos motores em decorrência de perda auditiva condutiva. A criança sabe o que quer dizer, mas o cérebro não envia a instrução para o posicionamento correto da sequência de sons.
III. O desvio fonológico pode envolver erros na produção, percepção ou organização dos sons, também podendo ser denominado no DSM-IV de transtorno fonológico e no CID 10, transtorno específico da articulação da fala.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
TJ-AP
Disciplina:
Fonoaudiologia
O domínio da linguagem, entre outros aspectos, implica o conhecimento do sistema fonológico da língua, isto é, do seu inventário de sons e das regras para combiná-los em unidades significativas. Analise as proposições abaixo.
I. Um modelo muito utilizado na literatura para a descrição do sistema fonológico da criança é o dos processos fonológicos, que diz respeito à simplificação das regras fonológicas que envolvem sequências de sons na pronúncia das palavras.
II. A maioria dos processos fonológicos faz parte do desenvolvimento atípico da fala, sendo eliminados ao longo dos anos escolares.
III. No distúrbio fonológico, a dificuldade está na representação mental da regra fonológica. Isso quer dizer que o indivíduo tem dificuldades em fazer uso das regras da fonologia de sua língua.
Está correto o que se afirma em
I. Um modelo muito utilizado na literatura para a descrição do sistema fonológico da criança é o dos processos fonológicos, que diz respeito à simplificação das regras fonológicas que envolvem sequências de sons na pronúncia das palavras.
II. A maioria dos processos fonológicos faz parte do desenvolvimento atípico da fala, sendo eliminados ao longo dos anos escolares.
III. No distúrbio fonológico, a dificuldade está na representação mental da regra fonológica. Isso quer dizer que o indivíduo tem dificuldades em fazer uso das regras da fonologia de sua língua.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
TJ-AP
Disciplina:
Fonoaudiologia
Quanto à avaliação das habilidades pragmáticas no contexto clínico, considere as seguintes afirmações:
I. A avaliação da narrativa faz parte da avaliação das habilidades pragmáticas, na medida em que a narrativa é uma das funções comunicativas.
II. O uso de palavras com sentido gramatical, como os pronomes e os advérbios, é critério para avaliação das habilidades pragmáticas.
III. O uso de turnos expansivos/simples, coerentes/incoerentes é critério para avaliação das habilidades conversacionais, um dos aspectos da pragmática.
Está correto o que se afirma em
I. A avaliação da narrativa faz parte da avaliação das habilidades pragmáticas, na medida em que a narrativa é uma das funções comunicativas.
II. O uso de palavras com sentido gramatical, como os pronomes e os advérbios, é critério para avaliação das habilidades pragmáticas.
III. O uso de turnos expansivos/simples, coerentes/incoerentes é critério para avaliação das habilidades conversacionais, um dos aspectos da pragmática.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
TJ-AP
Disciplina:
Fonoaudiologia
A proposta de Halliday (1975) é uma das mais empregadas na prática clínica e constitui uma significante contribuição para a compreensão da estruturação da linguagem na fase pré-verbal. Pode-se afirmar corretamente que, na função