Filtrar


Questões por página:
De acordo com a Lei Complementar 093/209, são atribuições do cargo de fonoaudiólogo, exceto:
A substituição da nomenclatura DEL (Distúrbio Específico de Linguagem) por TDL (Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem) foi proposta após um grande estudo multinacional e multidisciplinar. Em 2017 ocorreu a primeira campanha de conscientização do TDL, com objetivo de melhorar a concordância entre os profissionais na identificação e classificação dos comprometimentos de linguagem em crianças. Em relação ao TDL, podemos afirmar que:
O TEA é atualmente entendido como uma desordem neurológica, com início precoce, caracterizado pela presença de comportamentos repetitivos e estereotipados, por comprometimentos sociocomunicativos e na interação social. Diante desta afirmação, assinale a alternativa correta:
A linha construtivista da linguagem, por sua vez, segue os preceitos do psicólogo suíço Piaget, que estudou a linguagem como parte do desenvolvimento cognitivo. Piaget, a partir da observação de seus filhos, propõe quatro estágios de desenvolvimento, e a aquisição da linguagem estaria incluída nesses estágios. Quanto aos estágios, assinale a alternativa correta:
A respiração oral é decorrente de múltiplos fatores que levam a uma obstrução nasal completa ou incompleta, podendo ser uni ou bilateral. Representa uma queixa frequente nos ambulatórios de otorrinolaringologia, de pediatria e até mesmo nos de clínica médica. Um estudo realizado na cidade de Londrina, no Paraná com 496 crianças de uma escola fundamental, encontrou uma prevalência de respiradores bucais nesta população de 56,8%. Quanto a respiração oral, coloque V para alternativas verdadeiras e F para falsas:
( ) Os pacientes respiradores orais tentam, de modo não consciente, alargar a orofaringe, na tentativa de diminuir a resistência ao fluxo respiratório;
( ) Ocorre alteração da mordida, que se torna cruzada posteriormente e aberta anteriormente;
( ) A impossibilidade de respirar e mastigar ao mesmo tempo leva ao uso de rotação lateral da maxila, permitindo o fluxo aéreo no lado contralateral à mastigação;
( ) A hipotonia da musculatura perioral causada pela constante abertura oral origina o apagamento do sulco nasolabial.