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A fluência, por sua definição, refere-se ao fluxo contínuo e suave da produção da fala (Furquim de Andrade,2011). Para avaliação da fluência, devem ser levantados alguns aspectos, como tipologia das rupturas, velocidade de fala e frequência das rupturas. Especificamente sobre a tipologia das rupturas, classifique como verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmações a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:


( ) Hesitações: inclusão de sons, palavras ou frases irrelevantes no contexto da mensagem. ( ) Bloqueio: tempo inapropriado para iniciar um fonema ou à liberação de uma posição articulatória fixa. ( ) Prolongamento: duração inapropriada de um fonema ou ao elemento de um ditongo, que pode ou não estar acompanhado por características qualitativas da fala. ( ) Repetição de segmentos: mudança no conteúdo ou na forma gramatical da mensagem ou na pronúncia da palavra.
Piccoli e Camini (2012) salientam que a consciência fonológica pode ser agrupada como um conjunto de habilidades que permite à criança compreender e manipular unidades sonoras da língua, conseguindo segmentar unidades maiores em menores. Sobre a definição da sub-habilidade de Aliteração, assinale a alternativa CORRETA:
Os testes dicóticos do processamento auditivo são caracterizados por possuírem estímulos de fala diferentes, apresentados às duas orelhas simultaneamente ou de maneira sobreposta. Assinale qual é o teste que NÃO contempla um teste dicótico:
O inventário fonético da criança pode ser determinado de acordo com as categorias tradicionais de descrição fonética de acordo com o modo de articulação, o ponto de articulação e a sonoridade (Yavas,2001). Dessa forma, classifique o fonema consonantal /f/:
Os fatores negativos que influenciam o desenvolvimento da criança deficiente auditiva em idade escolar são: