Filtrar


Questões por página:
Sobre a relação entre o extrativismo mineral e os domínios naturais do estado do Amapá, analise as seguintes afirmativas:
I. O potencial de exploração mineral amapaense está situado principalmente no ambiente geotectônico pertencente ao Domínio de Crosta Antiga. II. Os principais depósitos de manganês do estado estão situados em áreas dos Domínios Geotectônicos da Cobertura da Plataforma. III. As principais atividades minerárias do estado estão situadas nas áreas inundáveis, na porção leste do território amapaense.
Está correto o que se afirma em
Uma característica marcante da urbanização na Amazônia é a elevada concentração populacional em poucos centros urbanos, em especial as capitais estaduais. Em 2010, o aglomerado urbano formado por Macapá e Santana concentrava, aproximadamente, 75% da população do estado do Amapá.
Este fenômeno é denominado
Leia o fragmento a seguir.
“Na década de 1990, a taxa de crescimento da população amapaense foi três vezes maior do que a da região Norte e cinco vezes maior que a taxa nacional. Esse crescimento, proporcionalmente acentuado em relação ao regional e ao nacional, perdura desde a década de 1940, o que tornou o espaço geográfico amapaense um dos principais polos brasileiros de atração de migrantes”.
(Adaptado de FILOCREÃO, Antonio Sérgio Monteiro (org.). Amapá 2000-2013 (Estudos Estados Brasileiros). São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo,2015, p.27).
Sobre os fatores de atração de fluxos migratórios que caracterizaram o Amapá a partir da década de 1940, analise as seguintes afirmativas:
I. Na década de 1940, a criação da infraestrutura para o funcionamento do governo do Território Federal do Amapá foi um fator determinante para a atração de fluxos migratórios. II. Na década de 1950, a atração de fluxos migratórios foi impulsionada pela construção da infraestrutura para a extração de manganês da Serra de Navio. III. Na década de 1960, a criação da Zona de Livre Comércio de Macapá e Santana e a pavimentação da BR-156 atraíram grandes fluxos de migrantes para o território amapaense.
Está correto o que se afirma em
Leia o fragmento a seguir.
“O macrodiagnóstico do Amapá propôs a divisão do estado em três grandes áreas homogêneas segundo sua natureza: inundável, savanítica e florestal de terra firme, que correspondem às grandes paisagens naturais da região.
A área homogênea de natureza savanítica é representada pelas formas campestres de terra firme que se apresentam com tipologias de _____. De modo geral, sua homogeneidade fisionômica é atribuída às características da vegetação que apresenta um estrato lenhoso aberto e um estrato herbáceo/arbustivo denso, ambos entrecortados por pequenas _____. Dentre as características físicas, sobressaem as formas de relevo ondulado e suave ondulado e a presença de _____”.
(Adaptado de IEPA. Macrodiagnóstico do Estado do Amapá: Primeira Aproximação do ZEE,3.ed. rev. ampl. Macapá: IEPA,2008: 72)
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
25.png (318×216) Fotograma do documentário “As mãos da mãe do Barro” (2004)
“Considerado um ofício tradicional da comunidade do Maruanum, o processo de fabricação das cerâmicas vai desde a coleta da matéria prima utilizada na confecção das peças até a sua queima. As técnicas das louceiras do Maruanum são transmitidas de uma geração a outra. Nesta comunidade, um grupo de mulheres descendentes de um antigo quilombo desenvolvem a arte centenária da fabricação de louças de barro preservando as mesmas técnicas utilizadas por suas antepassadas. Entre os meses de agosto e novembro, antes das águas da chuva encherem os campos de várzea, elas saem em mutirão para coletar o barro. Todo o processo segue um ritual secular de tradições indígenas, como a extração da argila permitida pela ‘Mãe do barro’, a guardiã do barreiro”.
Adaptado de IPHAN-AP, Anexo 01: Referências culturais inventariadas, nº 20,2009
O relato descreve um aspecto importante da cultura popular do artesanato em cerâmica no Distrito de Muruanum, denominado