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No ano cristão de 1501, no primeiro dia de novembro, a primeira igaraçu [canoa grande: navio português] cruzou a barra da baía para rebatizá-la Baía de Todos-os-Santos. Eram ao todo três os navios que compunham a expedição do português Gonçalo Coelho e do florentino Américo Vespúcio. Sua missão era fazer o reconhecimento das terras ocidentais do Atlântico Sul, das quais se tinha notícia através dos relatos da expedição do espanhol Hojeda e do português Cabral. Os navegadores descobriram as qualidades de Kirimurê [mar interior] e seus habitantes: bom porto, lugar de reabastecimento fácil, população hospitaleira. Aqui descansaram por 27 dias e, ao sair, ensinaram aos tupinambás a escravidão, comprando-lhes dez prisioneiros de guerra que venderam na Europa. (BUENO, 1998, p.47).

A Baía de Todos-os-Santos não se constitui apenas um acidente geográfico, mas se integra, juntamente com seus habitantes, ao processo de desenvolvimento histórico baiano, na medida em que

Os conhecimentos sobre a Região Norte brasileira permitem afirmar que seu relevo se caracteriza por ser



A partir da análise da charge, aliada aos conhecimentos sobre a agricultura e a estrutura fundiária brasileiras, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) O espaço agrário brasileiro é subutilizado, porque predominam os minifúndios por exploração, a produtividade é baixa e as técnicas obsoletas.
( ) Os latifúndios por dimensão são os mais danosos para a economia, por serem improdutivos.
( ) A estrutura fundiária reproduz o tipo de colonização implantada, a de povoamento, com todas as suas implicações.
( ) A existência de grileiros agrava os problemas fundiários do país, tornando a sociedade mais excludente.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a



Sobre o Estado da Bahia, é correto afirmar:

A uma estrutura agrária marcada em vastas áreas, somava-se o total descaso das elites e do governo com as carências da população sertaneja. A tensão explodia com frequência, quase sempre em momentos de seca prolongada, como nas duas últimas décadas do século XIX.
Durante as secas prolongadas, a população perdia suas fontes de sustento e muitas pessoas procuravam sobreviver migrando para outra região. [...]. Também se disseminava, nessas épocas, o misticismo religioso: uma vez condenados à miséria material, os sertanejos passavam a buscar apoio no imaginário espiritual, levando uma vida de devoção religiosa e exaltação mística. O misticismo religioso quase sempre se desenvolvia em torno de um líder carismático, cujo discurso era capaz de mobilizar as populações com promessas, como a salvação eterna, em troca das misérias terrenas. (VICENTINO; DORIGO.2010, p.556).

O texto pode ser corretamente relacionado ao movimento social, ocorrido no Brasil,