Filtrar


Questões por página:

Imagem associada para resolução da questão


Na figura anterior, que corresponde ao mapa do estado do Tocantins, os municípios destacados

Divergências levaram, desde a primeira metade do século XVIII, a uma oposição entre o norte e o sul do estado de Goiás. As duas regiões se relacionavam apenas em atos administrativos isolados, com objetivos meramente fiscais ou jurídicos. A amplitude geográfica dificultava o relacionamento interno norte-sul. A região norte era de difícil acesso, com povoamentos rarefeitos e esparsos, distantes da sede administrativa no sul.


Nilton Marques. Desenvolvimento regional e territorial do Tocantins.

Palmas: EDUFT,2019, p.73 (com adaptações).


No início do movimento separatista entre o norte e o sul de Goiás, houve

A seguir, destaca-se em cinza-escuro a mesorregião do norte goiano.


Imagem associada para resolução da questão


A economia do norte goiano inicialmente desenvolveu-se a partir

Sobre a economia colonial e imperial do estado de Sergipe, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Durante o período colonial, a economia sergipana era baseada na exportação de produtos primários tropicais, com destaque para o pau brasil. ( ) No século XVI, por volta de 1590, inicia-se a criação de gado para abastecimento, principalmente, da Bahia. No século XVII, a pecuária torna-se a principal atividade econômica. ( ) No século XVIII e XIX, a economia açucareira se consolida, há um aumento das exportações e cresce o número de engenhos. ( ) Além da produção de cana-de-açúcar, o fumo e o algodão foram inseridos na economia sergipana no século XVIII.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é dividido em cinco macrorregiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Sergipe, o menor Estado brasileiro em extensão territorial, faz parte da macrorregião Nordeste, ocupando uma área de 21.918,443 km2, com 75 municípios. Tem como limites: a leste o Oceano Atlântico; a sul e oeste o Estado da Bahia; e a norte o Estado de Alagoas (IBGE, 2017). Sobre o Estado do Sergipe, assinale a alternativa correta: