Filtrar


Questões por página:
Sobre a história da formação de Rondônia, analise.

I. Antes de receber a nomeação atual, era denominado território federal de Guaporé, tendo sido formado com terras dos estados do Amazonas e Mato Grosso.
II. Foi elevada a condição de unidade federada do Brasil por meio da Constituição de 1988, juntamente com os então territórios do Amapá e Roraima.
III. Sua colonização mais intensa ocorreu no final do século XIX, quando nordestinos se dirigiram ao estado para trabalhar nas minas de cassiterita.



Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

“A cheia dos rios Madeira e Purus, que deixaram sete municípios em estado de emergência, preocupam os donos de embarcações que transportam cargas para Porto Velho, em Rondônia. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Navegação, Claudomir Carvalho, a enchente atípica do rio Madeira está fazendo com que a viagem para Porto Velho que era feita em 8 dias, esteja demorando 11 dias para ser concluída.”
(Vasconcelos, Jéssica. Enchente anormal do rio Madeira afeta economia do Amazonas. A Crítica.com. em 27/02/2014).

Sobre a navegabilidade do rio Madeira, assinale a alternativa INCORRETA.
A rede hidrográfica do estado de Rondônia é representada pelo rio Madeira e seus afluentes, que formam bacias significativas para a economia e sociedade do estado da região Norte brasileira. Sobre a hidrografia de Rondônia, NÃO é correto afirmar que
Os jogos tradicionais infantis fazem parte da cultura popular, expressam a produção espiritual de um povo em determinada época histórica, são transmitidos pela oralidade e sempre estão em transformação, incorporando as criações anônimas de geração para geração. Ligados ao folclore, possuem as características de anonimato, tradicionalidade, transmissão oral, conservação e mudança. As brincadeiras tradicionais possuem, enquanto manifestações da cultura popular, a função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver a convivência social. É nesse sentido que o jogo, seja ele qual for, deve ser pensado enquanto conteúdo curricular. Outrossim, o professor deve ser conhecedor dos jogos e brincadeiras da região em que exercerá sua prática docente. Assim sendo, assinale as brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário local e regional do Estado do Paraná, de acordo com o seu referencial curricular.
No Paraná, vivem cerca de 13.300 indígenas. Aproximadamente 70% deles pertencem ao povo Kaingang (tronco linguístico Macro-Jê) e 30% ao povo Guarani (tronco linguístico Tupi-Guarani). Há famílias descendentes do povo Xetá (tronco linguístico Tupi-Guarani) e algumas do povo Xokleng (tronco-linguístico Macro-Jê), distribuídas em 23 terras indígenas/aldeias. Conhecer estas etnias e suas culturas concorre para o preparo do docente ao lidar inclusivamente com a diversidade em sala de aula. Assim sendo, identifique as referências culturais a seguir com as respectivas etnias.
I. Seu território, tradicionalmente, ocupado pelo povo Xokleng estendia-se de São Paulo ao Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, habitam a terra indígena de Ibirama. Esta é compartilhada com os Guarani e Kaingang e os casamentos interétnicossão frequentes. No Paraná, dividem a terra indígena de Apucaraninha com os Kaingang, aproximadamente 30 Xokleng. É provável que a presença dos Xokleng (vindos de Santa Catarina) esteja diretamente ligada aos laços de parentesco construído com os Kaingang. II. Estão presentes em seus discursos cosmológicos, desde o século XVI, referências à Terra Sem Mal que é um lugar indestrutível, morada dos ancestrais, dos deuses, da abundância, das danças, acessível aos vivos onde é possível ascender sem a necessidade de morte. A Terra Sem Mal é, efetivamente, a preocupação dos xamãs guarani. O xamanismo ocupa um espaço central na cosmologia e na construção da sociabilidade. III. Representada por uma população de cerca de 25 mil pessoas distribuídos em 32 terras indígenas, pelos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Estado do Paraná, contabilizam, aproximadamente,9.120 pessoas, distribuídas em 13 terras indígenas. IV. Sua cosmologia e a organização social são marcadas por um sistema de metades denominadas Kamé e Kairu, que classificam os parentes, os não-parentes, os humanos, as plantas, os animais e os espíritos. Na mitologia são os irmãos gêmeos, responsáveis pela criação dos seres da natureza e dos homens, que definiram as regras sociais e as condutas morais que os Kaingang devem seguir. V. Pertencem ao tronco linguístico Tupi-Guarani. Foram contactados no século XIX; contudo, é a partir da década de 1940 que se intensificam as notícias sobre esse grupo. Habitavam tradicionalmente o noroeste paranaense, as margens do rio Ivaí, região conhecida como Serra de Dourados. VI. Atualmente, somam, aproximadamente,34 mil pessoas no Brasil e estão distribuídos pelos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Estão presentes, ainda, em países como o Paraguay, Argentina, Bolívia e Uruguai. No Paraná, são 4.000 pessoas aproximadamente.
Assinale a associação correta.