Filtrar


Questões por página:
“Cuidar” e “educar” implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes e a constituição do ser humano não ocorrem em momentos e de maneira compartimentada. Portanto, na educação infantil, o ato de “cuidar” e “educar” é indissociável. Não há como separar essas duas ações, pois estão nos fatores mais simples da rotina pedagógica da educação infantil. Sobre o “cuidar” e o “educar” na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.
I. O “cuidar” na educação infantil é apenas uma forma de garantir a sobrevivência da criança às suas necessidades essenciais ligadas à questão da alimentação, higiene, saúde, vestuário, dentre outras. II. O “cuidar” precisa ser considerado, principalmente, com as necessidades das crianças que, quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo. III. O “educar” é uma questão que deve ser encarada com seriedade por todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento infantil, pois significa ensinar a escrever, ler, pintar e somar, dentre outras atividades da aprendizagem infantil.
Está correto o que se afirma apenas em
O ensino religioso pode e deve resgatar os valores humanos e religiosos que vêm sendo esquecidos pela escola, pela família, pela sociedade e pelo ser humano. É possível afirmar que a tarefa do ensino religioso na escola é:
Sobre o ensino religioso no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, assinale a afirmativa correta.
Sobre a implantação do conteúdo ensino religioso, assinale a afirmativa correta.
O ensino religioso será visto com outros olhos se o mesmo for apresentado como área do conhecimento e necessidade da formação humana. Sobre a postura que os profissionais do conteúdo de ensino religioso devem ter no espaço escolar, analise as afirmativas a seguir.
I. Manter um diálogo com as demais ciências e crenças religiosas. II. Ter a capacidade de refletir e analisar a realidade escolar. III. Abrir-se à dimensão ecumênica e religiosa. IV. Estar atento às práticas pedagógicas, deixando em segundo plano as políticas educacionais.
Está correto o que se afirma apenas em