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Sobre a evolução histórica do pensamento filosófico ocidental, podemos afirmar que

I - “a filosofia ocidental emergiu na Grécia antiga, com sua especulação, problemas e argumentos estendendo-se dos pré-socráticos às principais escolas helenísticas”.

II - “a história da filosofia ocidental é marcada por uma radical descontinuidade, na qual os filósofos modernos e contemporâneos simplesmente ignoraram e/ou recusaram integralmente, por exemplo, as técnicas definidoras da filosofia e realizações teóricas (bem como os fracassos) das filosofias grega e medieval”.

III - “a filosofia ocidental moderna é marcada pela tematização privilegiada da natureza e limites do conhecimento humano, ou seja, por uma preocupação de seus filósofos em realizar uma investigação predominantemente epistemológica”.

IV - “a filosofia ocidental contemporânea é marcada pela forte tematização privilegiada da linguagem como medium do filosofar, ou seja, deu-se em seu âmbito histórico uma espécie de virada linguística”.

Marque a alternativa CORRETA.

Para uma caracterização dos campos, objetos ou áreas de investigação da filosofia, marque a alternativa INCORRETA.
Sobre a filosofia e seu papel no conjunto da cultura humana contemporânea, marque a alternativa INCORRETA.
Considerando o pensamento do suíço Jean Piaget, analise as afirmativas a seguir.
I. O conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação. A assimilação é a incorporação dos dados da realidade nos esquemas disponíveis no sujeito, é o processo pelo qual as ideias, as pessoas e os costumes são incorporados à atividade do sujeito. A acomodação é a modificação dos esquemas para assimilar os elementos novos. II. O desenvolvimento intelectual atravessa quatro etapas: o período sensoriomotor; o período pré-operatório; o período operacional-concreto e, por fim, o período operacional-formal. III. Do estágio sensório-motor ao projetivo, predominam as atividades de investigação, exploração e conhecimento do mundo social e físico. Permanece a subordinação a um sincretismo subjetivo. Neste estágio predominam as relações cognitivas da criança com o meio. O sincretismo é a principal característica do pensamento infantil. IV. Signos e palavras são para as crianças um meio de contato social com outras pessoas. Signos são meios que auxiliam/facilitam uma função psicológica superior, sendo capazes de transformar o funcionamento mental. Dessa maneira, as formas de mediação permitem ao sujeito realizar operações cada vez mais complexas sobre os objetos.
Estão corretas apenas as afirmativas
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filósofo social, teórico político e escritor suíço. Foi o mais popular dos filósofos que participaram do Iluminismo, movimento intelectual do século XVIII. Suas ideias influenciaram a Revolução Francesa. Em sua obra mais importante, ‘O Contrato Social’, desenvolveu sua concepção de que a soberania reside no povo.” (Disponível em: www.ebiografia.com.)
Analise as afirmativas a seguir.
I. “Há, às vezes, diferença entre a vontade de todos e a vontade geral: esta só atende ao interesse comum, enquanto a outra olha o interesse privado, e não é senão uma soma das vontades particulares. Porém, tirando estas mesmas vontades, que se destroem entre si, resta como soma dessas diferenças a vontade geral.” (Rousseau,1980:32.)
PORQUE
II. Voltaire era um autor pró-clerical, e se dedicou a muitas causas pelo poder da Igreja e contra os abusos do fanatismo. Ele escreveu muito contra a superstição e o que era então chamado de entusiasmo, compreendido como a convicção de sentir-se imbuído de Deus ou de tarefas atribuídas por Ele. Apesar disso, Voltaire não era ateu. Por toda a sua vida e nos mais diversos escritos, ele afirmou a existência de Deus, que sempre lhe pareceu ser a crença mais razoável, e parte de sua produção filosófica pode ser compreendida a partir de questionamentos de caráter religioso.” (Disponível em: www.gazetadopovo.com.br.)
Assinale a alternativa correta.