Questões de Concurso
Filtrar
751 Questões de concurso encontradas
Página 52 de 151
Questões por página:
Questões por página:
Ao se referir a um domínio de “formas”, Platão está se referindo a entidades reais do seguinte tipo:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Filosofia
mostrar texto associado
Entre os conceitos de ética profissional, temos o de moralidade, que remete a um código de valores capaz de conduzir a conduta das pessoas e suas respectivas escolhas e decisões, permitindo o julgamento do certo ou do errado, do bem ou mal.
Disciplina:
Filosofia
Considere a definição dada por Matos e Massoni em seu trabalho, “Uma estratégia para introduzir conceitos de física no Ensino Fundamental: o uso dos paradigmas kuhnianos”, para a relação entre a evolução das teorias científicas e sua relação com a manutenção e a quebra de paradigmas.
São paradigmas que serviram de base para a comunidade científica durante longos períodos de ciência normal. Durante esses períodos, o paradigma pode apresentar dificuldades em explicar alguns fatos, fenômenos ou propriedades consideradas relevantes e caso essas anomalias se tornem resistentes podem levar o paradigma à crise, podendo resultar na substituição por outro paradigma. Essa ruptura é caracterizada por Kuhn como uma revolução científica.
Fonte: Jênifer A. de Matos, Neusa T. Massoni. Revista Thema v.16 n.2 (2019).
No estudo, com estudantes de ensino médio, se realizou um debate entre dois grupos defendendo teorias distintas e um terceiro grupo representando um júri. Assim, no ambiente didático se estabelece um embate em torno da compreensão de um fenômeno e a formação de um consenso sobre sua explicação. Uma analogia, portanto, com a disputa que ocorre nos círculos científicos: “cientistas que disputam ~ grupos divergentes”, “comunidade científica como um todo ~ juri”.
Do relato da atividade didática são extraídos (e adaptados) os seguintes excertos numerados:
I. “(...) há muitos materiais instrucionais e livros didáticos que mostram que a ciência é feita por gênios que descobrem fenômenos ao acaso.” II. “(...) as leis são obtidas a partir de observações na medida em que há um método científico seguro que lhes garante a verdade.” III. “Os defensores de Aristóteles argumentaram que o senso comum explica os movimentos, como o de queda dos corpos, com pensamentos aristotélicos.” IV. “Os jurados tiveram um momento para debater e decidir o vencedor. No fim, escolheram a defesa galileana como a vencedora, uma vez que argumentaram melhor e trouxeram materiais extras.”
Conforme a definição dada no texto para o pensamento de Kuhn para o estabelecimento das revoluções científicas em termos dessa analogia “sala ~ comunidade científica”, estabeleça a comparação entre as afirmações trazidas como sendo:
RC - contribuidoras para o processo de ocorrência de revoluções científicas; NR - não contribuidoras para o processo ocorrência de revoluções científicas;
Assinale a alternativa que realiza essa comparação corretamente.
São paradigmas que serviram de base para a comunidade científica durante longos períodos de ciência normal. Durante esses períodos, o paradigma pode apresentar dificuldades em explicar alguns fatos, fenômenos ou propriedades consideradas relevantes e caso essas anomalias se tornem resistentes podem levar o paradigma à crise, podendo resultar na substituição por outro paradigma. Essa ruptura é caracterizada por Kuhn como uma revolução científica.
Fonte: Jênifer A. de Matos, Neusa T. Massoni. Revista Thema v.16 n.2 (2019).
No estudo, com estudantes de ensino médio, se realizou um debate entre dois grupos defendendo teorias distintas e um terceiro grupo representando um júri. Assim, no ambiente didático se estabelece um embate em torno da compreensão de um fenômeno e a formação de um consenso sobre sua explicação. Uma analogia, portanto, com a disputa que ocorre nos círculos científicos: “cientistas que disputam ~ grupos divergentes”, “comunidade científica como um todo ~ juri”.
Do relato da atividade didática são extraídos (e adaptados) os seguintes excertos numerados:
I. “(...) há muitos materiais instrucionais e livros didáticos que mostram que a ciência é feita por gênios que descobrem fenômenos ao acaso.” II. “(...) as leis são obtidas a partir de observações na medida em que há um método científico seguro que lhes garante a verdade.” III. “Os defensores de Aristóteles argumentaram que o senso comum explica os movimentos, como o de queda dos corpos, com pensamentos aristotélicos.” IV. “Os jurados tiveram um momento para debater e decidir o vencedor. No fim, escolheram a defesa galileana como a vencedora, uma vez que argumentaram melhor e trouxeram materiais extras.”
Conforme a definição dada no texto para o pensamento de Kuhn para o estabelecimento das revoluções científicas em termos dessa analogia “sala ~ comunidade científica”, estabeleça a comparação entre as afirmações trazidas como sendo:
RC - contribuidoras para o processo de ocorrência de revoluções científicas; NR - não contribuidoras para o processo ocorrência de revoluções científicas;
Assinale a alternativa que realiza essa comparação corretamente.
John Rawls, em 1971, publicou a obra Uma teoria da justiça, que veio a ser um dos livros mais discutidos e influentes dos últimos anos. Em busca de uma teoria da justiça, Rawls parte de uma posição originária. Esta é a posição em que se encontram os indivíduos que devem determinar o contrato, e caracteriza-se por um véu de ignorância, que torna todos iguais. Rawls diz que, nessa posição originária, escolher-se-á princípios de justiça universais.
Analise as seguintes afirmações:
I. O primeiro princípio de justiça afirma: toda pessoa tem igual direito à mais extensa liberdade fundamental, compativelmente com uma liberdade semelhante para os outros.
II. O primeiro princípio de justiça afirma: toda pessoa tem igual direito à mais extensa liberdade fundamental, universalmente aceita por todos.
III. O segundo princípio sustenta que as desigualdades econômicas e sociais, como as da riqueza e do poder, são injustas universalmente e em particular para os membros menos favorecidos da sociedade.
IV. O segundo princípio sustenta que as desigualdades econômicas e sociais, como as da riqueza e do poder, são justas apenas se produzem benefícios compensatórios para cada um e em particular para os membros menos favorecidos da sociedade.
Estão corretas apenas as afirmativas
Analise as seguintes afirmações:
I. O primeiro princípio de justiça afirma: toda pessoa tem igual direito à mais extensa liberdade fundamental, compativelmente com uma liberdade semelhante para os outros.
II. O primeiro princípio de justiça afirma: toda pessoa tem igual direito à mais extensa liberdade fundamental, universalmente aceita por todos.
III. O segundo princípio sustenta que as desigualdades econômicas e sociais, como as da riqueza e do poder, são injustas universalmente e em particular para os membros menos favorecidos da sociedade.
IV. O segundo princípio sustenta que as desigualdades econômicas e sociais, como as da riqueza e do poder, são justas apenas se produzem benefícios compensatórios para cada um e em particular para os membros menos favorecidos da sociedade.
Estão corretas apenas as afirmativas
Marilena Chauí em Convite à filosofia apresenta dez campos nos quais a filosofia se desenvolveu.
Qual, dentre esses campos, tem como característica específica realizar a análise crítica das ciências e de avaliar os métodos científicos?
Qual, dentre esses campos, tem como característica específica realizar a análise crítica das ciências e de avaliar os métodos científicos?