Filtrar


Questões por página:
A preservação de bens, testemunhos ou documentos que fazem parte do acervo de um museu é realizada a partir de duas metodologias:
O Código de Ética do Conselho Internacional de Museus – ICOM estabelece normas referentes à proteção de acervos. Dentre as opções abaixo, assinale a afirmativa ERRADA:
A definição de museu estabelecida pela legislação brasileira conhecida como Estatuto dos Museus (Lei nº 11.904 de 14 de janeiro de 2009) é a seguinte:

No que tange a preservação e conservação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.


Os documentos de arquivo devem ser armazenados em locais que apresentem condições ambientais apropriadas às suas necessidades de preservação, pelo prazo de guarda estabelecido em tabela de temporalidade e destinação.

“Um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu da Língua Portuguesa, contíguo à Estação da Luz – cartão postal da região central da cidade de São Paulo – em dezembro de 2015. Ali, na rua Mauá, que passa ao lado da estação, Paulo Cassiano da Costa,69 anos, viu tudo desde o início, por volta das 16h. Dono de uma banca de jornal desde 1972, diz nunca ter presenciado nada tão impressionante e resume seu carinho pelo cartão postal paulistano mostrando a foto de capa de seu celular: uma foto da estação. ‘Pra mim é um orgulho trabalhar por aqui, isso aí foi uma pena’.”

(Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/21/politica/1450725886_775097.html.)

O patrimônio cultural é um bem intocável e um recurso não renovável; insubstituível e de enorme valor simbólico. Em relação ao quesito “segurança” dos museus, analise as afirmativas a seguir.

I. Mesmo sendo espaços de reafirmação identitária e por assegurarem o direito à memória dos povos, os museus, como guardiões destes bens, não se tornam locais menos suscetíveis a riscos.

II. Como são garantidos pelo Estado, mesmo em casos de guerra, conflitos e crises, os museus são totalmente salvaguardados contra as ações degradantes dos mais diversos agentes de riscos.

III. Forças físicas, furto/roubo e vandalismo, fogo, água, pragas, poluentes, entre outros, são agentes de risco, que ameaçam constantemente os bens culturais, em museus.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)