Filtrar


Questões por página:
A Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo,3ª Edição é o documento oficial da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA) e descreve os conceitos centrais que fundamentam a prática da terapia ocupacional e constrói uma compreensão comum dos princípios básicos e a visão da profissão. A Estrutura é um documento em constante evolução. Com base na última revisão deste documento tão importante aos profissionais de terapia ocupacional (2015), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA. I. “Clientes” são agora definidos como pessoas, grupos e populações. II. “Áreas de ocupação” agora são chamadas de “ocupações”. III. A Estrutura é dividida em duas seções principais: o domínio, que descreve as competências da profissão e as áreas nas quais seus membros têm um corpo de conhecimentos e competências estabelecidas, e o processo, que descreve as atitudes tomadas pelos profissionais durante a prestação de serviços voltados aos clientes e focados no envolvimento com as ocupações. IV. “Alcançar a saúde, bem-estar, e participação na vida por meio do envolvimento na ocupação” é a afirmação abrangente que descreve o domínio e o processo de terapia ocupacional em seu sentido mais amplo.
No que diz respeito à terapia ocupacional, a utilização de atividades com grupos foi empregada nos EUA desde a década de 1930. No Brasil, os estudos sobre grupo foram enfatizados na década de 1980 e, de modo geral, influenciados pelas teorias psicanalítica e psicologia social, buscando uma articulação com fundamentos da terapia ocupacional para a construção de um campo de conhecimento que sustente as ações dos profissionais que utilizam esse recurso. Das diversas concepções existentes sobre grupos na terapia ocupacional, assinale a alternativa INCORRETA:
Em se tratando da avaliação da terapia ocupacional com crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral (PC), as três grandes áreas de ocupação de interesse são as atividades da vida diária (AVDs), escola e brincar. Neste raciocínio, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA: I. O Inventário de Avaliação Pediátrica de Disfunção (Pediatric Evaluation of Disability Inventory- PEDI), é um dos instrumentos tradicionalmente utilizados na prática clínica e em investigações científicas para avaliação de AVDs, sob o ponto de vista de desempenho e assistência recebida. II. Na escola, a avaliação do terapeuta ocupacional considera a participação da criança/adolescente em atividades acadêmicas e atividades não acadêmicas. III. Um dos instrumentos padronizados comumente utilizado na avaliação da participação da criança na escola é a Avaliação da Função Escolar (School Function Assessment – SFA). IV. A avaliação de como a criança brinca fornece informações importantes relacionadas às competências cognitivas, motoras ou sociais.
A avaliação refere-se ao processo de obtenção e interpretação de informações, considerada um processo dinâmico que se inicia com o encaminhamento ao serviço até a alta (BRANDÃO, MELO,2011). De acordo com o processo de avaliação da terapia ocupacional com crianças e adolescentes, analise as informações a seguir e assinale a alternativa CORRETA: I. A avaliação de crianças e adolescentes deve ser ecológica e culturalmente válida e ter como elemento central as prioridades delas e da família e tem por objetivo aprofundar o entendimento da participação da criança em ocupações significativas. II. Os métodos de obtenção de dados podem incluir o uso de instrumentos padronizados, observações da criança nos diferentes ambientes de sua rotina, entrevistas e questionários. III. A observação de desempenho com crianças e adolescentes é realizada de maneira estruturada, na qual o terapeuta seleciona a atividade para que o indivíduo a realize e então analisa seu desempenho, tendo informações de como esta atividade é realizada em diferentes contextos. IV. As entrevistas com a criança e o adolescente, com pais e professores e outros adultos que acompanham o dia a dia do indivíduo é um dos métodos eficazes para o terapeuta lançar mão e substituir os instrumentos padronizados.
Na literatura, algumas obras apresentam o uso terapêutico das ocupações desde a antiguidade, ou seja, já estava presente entre gregos e romanos. De acordo com a história da Terapia Ocupacional é CORRETO afirmar: