Filtrar


Questões por página:
O documento Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo aponta que todos os aspectos do domínio, incluindo as ocupações, os fatores dos clientes, as habilidades e padrões de desempenho, bem como o contexto e ambiente são de igual valor e interagem para influenciar a identidade ocupacional, a saúde, bem-estar e participação do cliente na vida (Cavalcanti et al,2015).
Diante disso, observe com atenção o quadro abaixo e complete-o de acordo com a nomenclatura proposta.

OCUPAÇÕES: Atividades de Vida Diária. Atividades Instrumentais de Vida Diária. ______________________ Educação, Trabalho, Brincar, Lazer. Participação Social.

FATORES DOS CLIENTES Valores, crenças e espiritualidade. ___________________________ Estruturas do corpo.

HABILIDADES DE DESEMPENHO Habilidades motoras. ______________________ Habilidades de interação PADRÕES DE DESEMPENHO Hábitos. Rotinas. _______________________ Papéis.

CONTEXTO E AMBIENTE Cultural Pessoal Físico Social Temporal _________________


Assinale a alternativa que corresponde CORRETA e respectivamente os espaços em branco de cada coluna acima.
Durante a avaliação terapêutica ocupacional, no contexto da gerontologia, cabe ao TO avaliar o ambiente domiciliar em que o idoso está inserido como um todo, estando atento aos elementos físicos e sociais. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA:
Em relação às abordagens utilizadas na reabilitação física, assinale a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
COLUNA I

1- Abordagem de Tratamento NeuroevolutivoBobath.2- Abordagem de Brunnstrom.3- Abordagem da Facilitação Neuromuscular proprioceptiva.

COLUNA II
( ) Tem como um dos princípios que o tratamento deve prosseguir em termos de desenvolvimento, da evocação de respostas reflexas ao controle intencional do movimento voluntário e ao comportamento motor funcional automático.
( ) Foi desenvolvida para tratar problemas motores associados à hemiplegia ou perda do controle muscular num lado do corpo.
( ) Engloba padrões de movimento em massa que são de natureza espiral e diagonal.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA.
Conforme aponta a Resolução COFFITO n.º 425, de 08 de julho de 2013 – (D.O.U. nº 147, Seção 1 de 01/08/2013), sobre o Código de Ética do Terapeuta Ocupacional, assinale V para verdadeiro ou F para falso, no que diz respeito ao Capítulo III - Do Relacionamento com o cliente/paciente/usuário.

( )Artigo 11 – O terapeuta ocupacional deve zelar pela provisão e manutenção de adequada assistência ao seu cliente/paciente/usuário/família/grupo/comunidade amparados em métodos e técnicas reconhecidas e/ou regulamentadas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
( ) Artigo 12 – O terapeuta ocupacional deve se responsabilizar pela informação do diagnóstico, elaborar e aplicar o plano de tratamento, conceder alta para o cliente/paciente/usuário e quando julgar necessário encaminhar para outro profissional.
( ) Artigo 13 – O terapeuta ocupacional deve zelar para que o prontuário do cliente/paciente/usuário/família/grupo/comunidade permaneça fora do alcance de estranhos à equipe da instituição/programa, salvo quando outra conduta seja expressamente recomendada pela direção da instituição/programa e que tenha amparo legal.

A alternativa que agrupa a sequência CORRETA é:
O terapeuta ocupacional usa princípios teóricos e modelos, o conhecimento sobre os efeitos das condições de saúde na participação, bem como, as evidências disponíveis sobre a eficácia da intervenção para orientar seu raciocínio clínico. Este vai garantir a seleção precisa e a aplicação de avaliações, intervenções e medidas de resultado centrado no cliente. A seguir, assinale V para verdadeiro e F para falso.

( ) O TO aplica seus conhecimentos e habilidades a fim de melhorar a participação dos seus clientes/pacientes nas ocupações e promover a sua saúde e bem-estar, independentemente dos efeitos da doença, da incapacidade, da interrupção ou privação da ocupação.
( ) O TO desenvolve um relacionamento colaborativo com seu cliente/paciente para entender suas experiências e desejos com a intervenção.
( ) As perspectivas teóricas e a experiência prática do TO, juntamente com as necessidades e prioridades que o seu cliente/paciente, seu cuidador e/ou familiar partilham, vai fundamentar e direcionar o seu raciocínio clínico para a intervenção.

A sequência CORRETA é: