Filtrar


Questões por página:
Na atuação da Terapia Ocupacional (TO) no processo de enfrentamento da condição de adoecimento e hospitalização podemos observar que:
I. O hospital é um espaço de cuidado que de forma consoante promove a saúde não se limitando a fatores clínicos e biológicos. II. As condições adversas do hospital combinada com a fragilidade do estado de saúde dos indivíduos, exigem da TO exploração e resgate de habilidades buscando vivências saudáveis. III. O envolvimento dos indivíduos nas atividades promovidas pela TO, desfavorece o processo de enfrentamento, não estimula compartilhamento de experiências ou a livre expressão. IV. A TO orientada pela promoção de saúde e pela valorização dos aspectos: humanização, acolhimento e comunicação, menos evidenciados no ambiente hospitalar, possibilita expressões que colaboram com o restabelecimento da saúde dos indivíduos.
Estão corretas as afirmativas:
O Ministério da Saúde em 2001 lançou o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar – PNHAH, sendo partícipes da transformação: comunidade, profissionais e gestores. Embasados nessa experiência, posteriormente surge a Política Nacional de Humanização cujas diretrizes são:
Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. A ligação afetiva é o vínculo de uma pessoa com outra, sendo a formação das primeiras relações entre mãe e bebê, o pressuposto de todas as relações sociais futuras. Quando o amadurecimento dessa relação afetiva é rompido por parto prematuro podemos observar:
I. O nascimento de bebê prematuro caracteriza medo dificultando o processo de formação de vínculo. II. O bebê prematuro expõe uma mãe com prematuridade psicológica por medo e aumento de responsabilidade com os cuidados intensivos. III. O Ministério da Saúde lançou em 2015, a Política Nacional de Saúde (Método Mãe-Canguru) com assistência neonatal que implica no contato precoce entre mãe e recém-nascido, de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, para incentivar a formação do vínculo e apego entre pais e bebês prematuros e/ou de baixo peso. IV. Esses bebês prematuros têm imaturidade fisiológica e neurológica, além de pouco controle da sucção, deglutição, respiração, no entanto, os vínculos são fáceis de serem estabelecidos e dependem da aceitação da mãe.
Estão corretas as afirmativas:
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre atuação da Terapia Ocupacional (TO) no alívio da dor e dos sintomas desconfortáveis e na conservação de energia em doenças reumáticas.
( ) Essa abordagem terapêutica data dos anos 50, com repercussão positiva no controle da dor e das deformidades articulares. ( ) Sua metodologia objetiva: fornecer informações básicas sobre a doença; controlar a dor e a instabilidade articular, diminuir a fraqueza muscular e fadiga; evitar dor e estresse articular na execução das atividades diárias. ( ) Para proteção articular é necessário equilibrar atividade/descanso conservando energia; evitar movimentos que agravam deformidades; respeitar a dor; usar articulações mais fortes sempre que possível; evitar utilizar a mão para a realização de preensão de força entre outros. ( ) Os portadores de doenças reumáticas tem graus variados de comprometimento em suas atividades da vida diária (AVDs), trabalho e lazer, resultando em limitações do desempenho e baixa autoestima, de forma que não há como intervir nesse contexto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). A adaptação de uma atividade deve ajustar-se de acordo com a necessidade do paciente, de forma simples para que possa ser executada e mantenha o valor e significado. O foco não deve ser no movimento puro que está sendo realizado. Baseado nesse contexto, as adaptações podem ser:
( ) Ambiental e física. ( ) Física e emocional. ( ) Cognitiva e estrutural. ( ) Temporal e de equipamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.