Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Redução do volume expiratório forçado no primeiro segundo, com preservação da capacidade vital forçada e da capacidade pulmonar total são achados espirométricos tipicamente observados em pacientes com essa pneumoconiose.
mostrar texto associado
Fatores genéticos, distúrbios no desenvolvimento psíquico e estresses psicossociais fazem parte, de forma isolada ou em associação, da base etiológica da condição clínica apresentada pela paciente.
mostrar texto associado
As manifestações clínicas apresentadas por essa paciente indicam que a principal hipótese diagnóstica é distimia.

A morte celular pode ser estudada a partir da compreensão de dois mecanismos: a necrose e a apoptose.

Leia as afirmações.

I. Várias agressões físicas podem causar necrose: traumatismos, frio, calor, eletricidade, radiações que podem atuar direta ou indiretamente sobre as células.
II. Agentes químicos como o clorofórmio e o tetracloreto de carbono atuam na necrose, desorganizando os constituintes lipídicos das membranas celulares e lesando o retículo endoplasmático sem inibir as enzimas.
III. Agentes biológicos como vírus, ricketsias, bactérias, protozoários e metazoários podem produzir necrose pelas enzimas proteolíticas liberadas.
IV. A morte celular por mecanismos imunitários pode ser devida à lise, causada por anticorpos após fixação do complemento ou ao efeito citopático efetuado por linfócitos T através das linfocitoxinas.
V. A necrose caseosa é mais frequentemente produzida pelo bacilo de Koch, enquanto a necrose gomosa é, em geral, causada por Treponema pallidum.

São afirmações VERDADEIRAS:

O termo degeneração é usado na Medicina desde a Antiguidade, com diversos sentidos. A degeneração hialina e a degeneração mucoide são tipos de degeneração com acúmulo de :