Filtrar


Questões por página:

Assinale a alternativa correta sobre os padrões de redação oficial utilizados na forma de tratamento e de endereçamento nas comunicações na Administração Pública e com agente públicos.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a Redação Oficial deve caracterizar-se por: clareza e precisão, objetividade, concisão, coesão e coerência, impessoalidade, formalidade e padronização, e uso da norma padrão da língua portuguesa.


A .....................................caracteriza-se por: articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto; manifestação do pensamento ou da ideia com as mesmas palavras, evitando o emprego de sinonímia com propósito meramente estilístico; e escolha de expressão ou palavra que não confira duplo sentido ao texto.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Quanto ao destino e procedência podemos classificar a correspondência em externa e interna. Por externa entende-se aquela correspondência trocada entre uma instituição e outras entidades e/ou pessoas físicas. Já interna é a correspondência trocada entre órgãos de uma mesma instituição.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um tipo de correspondência interna.
A última edição aprovada do Manual de Redação, elaborado pela Casa Civil, traz diversas modificações no âmbito da comunicação escrita de órgãos federais, estaduais e municipais. Uma mudança com relação às edições anteriores diz respeito à extinção dos formatos de memorando e aviso.

Assinale a alternativa que indica corretamente o novo padrão de documento oficial, o qual substitui os dois anteriores.
As correspondências oficiais, devido a sua natureza pública e em decorrência dos princípios constitucionais, devem sempre possuir alguns atributos em sua redação.

Um atributo cujas características envolvem, entre outras, não utilizar as mesmas palavras ao transmitir as ideias, evitando o uso de vocábulos diferentes quando utilizados apenas como recursos puramente estilísticos, é: