Filtrar


Questões por página:

Em relação à redação oficial, analise os itens a seguir.

I. Por ter como característica principal a agilidade, o memorando é a modalidade de comunicação apropriada para o tratamento de assuntos oficiais entre o Instituto Federal do Tocantins e o Ministério da Educação.

II. Em ofícios dirigidos a juízes, governadores e ministros, bem como a demais autoridades de hierarquia equivalente, deve-se empregar a forma de tratamento “doutor”, com vistas a garantir a desejada formalidade à comunicação.

III. O redator, ao redigir a comunicação oficial, deve evitar expressões como “Tenho a honra de” ou “Tenho o prazer de”, visto que tais expressões não passam de excessos linguísticos que comprometem a impessoalidade e a objetividade da comunicação oficial.

IV. Nas comunicações oficiais, o redator deve arrematar o texto com um dos seguintes fechos: “Respeitosamente”, quando a comunicação é dirigida a autoridades superiores; ou “Atenciosamente”, nos casos em que a comunicação é remetida a autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior. Comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras atendem a rito e tradições próprios, não seguindo, pois, tais exemplos de fechos.

Assinale:

O Manual de Redação da Presidência da República trata das normas para se fazer uma correspondência oficial. Segundo esse manual, é correto afirmar:
Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que não apresenta recomendação condizente com as estabelecidas pelo Manual de Redação da Presidência da República quanto à confecção de documentos que seguem o padrão ofício:
Considerando as orientações apresentadas no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção correta quanto à redação de comunicações oficiais:

Em observação às qualidades exigidas na redação de documentos oficiais, assinale a alternativa correta: