Filtrar


Questões por página:
A água do mar é uma solução química na qual o solvente (96,5%) é a água e os solutos são íons, gases dissolvidos, compostos orgânicos, metais, entre outros. Esses elementos podem ser caracterizados como conservativos e não conservativos. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o item subsecutivo.

Na camada de superfície, o carbono inorgânico é removido da solução pela atividade fotossintética, retornando à solução em águas profundas por meio da decomposição da matéria orgânica. Outra contribuição para o aumento do carbono inorgânico em águas profundas vem da dissolução do CO2 atmosférico em águas superficiais frias em altas latitudes, situação em que essas águas superficiais se deslocam para as camadas profundas em função de suas altas densidades.


Levando em consideração as informações acima, julgue o item.

É possível identificar diferentes regimes hidrodinâmicos por meio do agrupamento de amostras ao longo de bandas estendidas que tenderiam a oscilar radialmente, a partir do vértice da classe areia.



Levando em consideração as informações acima, julgue o item.

O diagrama triangular de Flemming delimita as classes hidrodinâmicas para depósitos lamosos, nos quais a viscosidade e a dinâmica dos fluxos são bem distintas dos fluxos gravitacionais, fluxos densos caracterizados por misturas menos densas de líquido e de partículas sólidas.

Acerca de oceanografia geológica, julgue o item a seguir.

São características imprescindíveis à formação de uma jazida petrolífera a existência de sedimentos ricos em matéria orgânica, com condições propícias para transformações químicas e bioquímicas dos compostos orgânicos, condições para processos migratórios e rochas reservatórias com boa porosidade para o petróleo fluir livremente entre os interstícios, além da existência de rochas acumuladoras que possibilitem futura exploração.
Acerca de oceanografia geológica, julgue o item a seguir.

As quebras deslizantes (spilling) caracterizam-se por possuírem arrebentação progressiva ao longo de um pequeno percurso da zona de surf, enquanto as quebras derramantes (plunging) evidenciam o esgotamento abrupto da onda distante da face da praia.