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Concurso:
Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Disciplina:
Gestão de Pessoas
Os processos de atração e retenção de pessoas são aqueles necessários para procurar, encontrar, atrair e engajar pessoas que possuam as competências que a organização necessita para a continuidade e evolução de suas operações. Quanto ao processo de atração e retenção de pessoas no serviço público, analise as afirmativas abaixo: I – O concurso público é o principal componente do processo de atração e retenção de pessoas no serviço público. II – A meritocracia, critério pelo qual há a predominância da atração de pessoas por meio de atributos de status político, econômico e relações pessoais, é a melhor forma de captar pessoas eficientes para o serviço público por garantir a confiança no servidor. III – No processo de retenção de seus servidores, os critérios de ascensão no serviço público devem levar em consideração aspectos subjetivos, avaliando cada servidor de forma individualizada e com critérios próprios. IV – Um total de 20% das vagas na realização de concursos públicos, para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da Administração Pública Federal, das autarquias e das fundações públicas, são reservadas para cidadãos negros, desde que o concurso ofereça mais que três vagas. São corretas as afirmativas
O método de avaliação de desempenho tradicional, que se baseia nas características extremas positivas ou negativas e não se preocupa com o desempenho normal, denomina-se:
Concurso:
Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - RS
Disciplina:
Gestão de Pessoas
Segundo Chiavenato (2020), os processos básicos na gestão de pessoas são cinco, a saber: prover, aplicar, manter, desenvolver e monitorar. Segundo o autor, entre as atividades envolvidas no processo de manutenção de recursos humanos estão:
I. Avaliação de desempenho. II. Benefícios e serviços sociais. III. Higiene e segurança do trabalho.
Quais estão corretas?
I. Avaliação de desempenho. II. Benefícios e serviços sociais. III. Higiene e segurança do trabalho.
Quais estão corretas?
Concurso:
Câmara de Aracaju - SE
Disciplina:
Gestão de Pessoas
Em 0I/20I8, o então Ministério da Fazenda editou a Resolução CGEP nº 0I, tratando da estão por Competências no seu contexto, seguindo prática bastante difundida no setor público. Sobre o tema da gestão por competências, relacione a seguir os exemplos de competências com as respectivas denominações. I. Nicolas é professor e possui amplo conhecimento teórico. II. Altair é pedreiro, sendo especialista na construção de casas. III. Bernardo é um estagiário extremamente proativo, antecipando-se sempre aos pedidos de seus supervisores.
A. conhecimento B. técnicas C. atitude
A relação que melhor define cada competência é:
A. conhecimento B. técnicas C. atitude
A relação que melhor define cada competência é:
Concurso:
Câmara de Aracaju - SE
Disciplina:
Gestão de Pessoas
Josefina lidera uma equipe de vinte profissionais em uma firma do setor de serviços. Ao voltar de seu período de férias, após uma semana em um resort em Aracaju, se depara com um grave conflito entre dois de seus funcionários, grave a ponto de um deles pedir demissão.
Com sua longa experiência em administração, Josefina logo convoca seus funcionários para uma reunião e em poucas horas soluciona completamente o conflito entre eles, trazendo novamente um clima pacífico para a firma.
Contextualizando essa situação com o conceito de habilidades proposto por Katz, Josefina executou principalmente a habilidade:
Com sua longa experiência em administração, Josefina logo convoca seus funcionários para uma reunião e em poucas horas soluciona completamente o conflito entre eles, trazendo novamente um clima pacífico para a firma.
Contextualizando essa situação com o conceito de habilidades proposto por Katz, Josefina executou principalmente a habilidade: