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“Respeitada como uma das empresas mais inovadoras do mundo, a Starbucks transformou uma mercadoria cujas vendas estavam caindo e inventou os tipos especiais de café como uma nova e importante categoria. A Starbucks conta com seus funcionários para compartilhar as impressões dos clientes com os gerentes e leva as equipes de desenvolvimento de produtos a passeios de estudos, em grupos, para examinar os comportamentos dos clientes, culturas locais e tendências de moda. Para administrar as mudanças de forma proativa e fazer com que o crescimento contínuo seja parte de sua cultura, deve transformar-se em uma organização ___________________________.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
“O coordenador de determinado curso de uma instituição de ensino conta que costumava adotar uma postura para evitar conflitos. Segundo o gestor, ele nem sempre conseguia reagir diante dos conflitos que surgiam no emprego e evitava discordar de colegas e superiores. ‘Tinha sempre a sensação de que havia feito o que era necessário, mas os resultados não apareciam’. A estratégia de resolução de conflito, denominada estratégia de _________________ enfatiza que uma das partes procura fugir de um conflito ou tenta suprimi-lo.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Os grupos de trabalho não são multidões desorganizadas; possuem uma estrutura que modela o comportamento de seus membros e ajuda a explicar e prever o comportamento deles, bem como o desempenho do grupo em si. Entre essas variáveis o conjunto de padrões comportamentais esperados, atribuídos a alguém que ocupa determinada posição em uma unidade social, denomina-se:
O presidente da Localiza, maior locadora de veículos do país, Salim Mattar, é um líder com elevada inteligência emocional. Um dos fundadores da empresa, Mattar é considerado muito carismático e mantém relações sólidas com funcionários e grandes clientes da empresa. De acordo com um conselheiro da Localiza, o executivo “é um vendedor excepcional, um showman”, sendo capaz de compreender o comportamento das pessoas e utilizar sua extroversão e habilidade comunicativa para melhor se relacionar com seus interlocutores. Os conceitos de Inteligência Emocional (IE) são apresentados com argumentos favoráveis e contrários. São considerados argumentos favoráveis à IE, EXCETO:
As Lojas Americanas enfrentaram graves problemas na segunda metade da década de 1990. Após longo período de hiperinflação, durante o qual a empresa conseguiu elevar significativamente seu faturamento e lucro, falhas operacionais vieram à tona. A distribuição descentralizada aumentava consideravelmente os custos; o monitoramento das lojas era feito apenas periodicamente e havia grande distanciamento entre o topo da hierarquia organizacional e a parte operacional. Sobre o tema “controle”, analise as afirmativas a seguir.
I. O desempenho satisfatório de uma organização não depende apenas de um processo de planejamento responsável por elaborar objetivos desafiadores e realistas de um desenho estrutural, que permita a execução adequada de atividades e de uma direção que lidere e motive os funcionários; depende, também, de um sistema de controle eficaz, que seja responsável por detectar possíveis desvios e corrigi-los em tempo hábil. II. Coube à função de controle a detecção de problemas nos sistemas operacional e financeiro da empresa e sua correção em tempo hábil. III. As funções de planejamento e controle não são intrinsecamente relacionadas. IV. O controle é o último vínculo funcional do processo de administração, que é composto, também, pelas funções de planejamento, organização e direção.
Está correto o que se afirma em