Filtrar


Questões por página:
“A análise de tronco (ANATRO) é um método importante para algumas perícias florestais. Vem sendo utilizada para os estudos dos incrementos dos parâmetros dendrométricos da floresta, para avaliação da reação do crescimento a tratos culturais e pragas ou a determinadas práticas de manejo como também para a obtenção de dados para o desenvolvimento de equações de produção e de índice de sítio”.
 
Considere as seguintes afirmativas assinalando as verdadeiras (V) ou falsas (F).
 
( ) Pode-se concluir que devido à redução da largura dos anéis de crescimento anuais há o indício do início da competição entre as árvores no povoamento.
( ) Uma das desvantagens da utilização da análise de tronco é não permitir o registro da evolução do fator de forma durante o período de crescimento.,
( ) A medição dos anéis de crescimento permite o cálculo dos incrementos de todos os parâmetros do povoamento.
( ) A análise de tronco pode ser utilizada em qualquer espécie florestal que apresente anéis distintos de crescimento.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Em relação ao Manejo Florestal, assinale V (verdadeiro) e F (falso).
 
( ) É um conjunto de técnicas empregadas para colher cuidadosamente parte das árvores de maior porte, de tal maneira, que as menores a serem colhidas futuramente, sejam protegidas.
( ) É o planejamento do uso racional dos produtos retirados da floresta.
( ) O único aspecto negativo do plano é que os benefícios econômicos não superam os custos.
( ) Com a adoção do regime de manejo, pode-se conseguir a produção contínua de madeira ao longo dos anos.
( ) Manejo Florestal Sustentável é a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
“O termo DENDROMETRIA é de origem grega, significando medida da árvore (DENDRO = árvore, METRIA = medida). Numa definição mais ampla pode-se conceituar a Dendrometria como um ramo da Ciência Florestal que se encarrega da determinação ou estimação dos recursos florestais, quer seja da própria árvore ou do próprio povoamento, com finalidade de predizer o volume, o incremento ou a produção de um determinado recurso florestal”.
 
Neste contexto a DENDROMETRIA é considerada como o estudo, a investigação e o desenvolvimento de métodos para:
 
( ) Determinação das dimensões de árvores e de seus produtos.
( ) Determinação da evolução tecnológica e recursos econômicos em determinados povoamentos florestais.
( ) Determinação dos volumes de árvores individuais, de povoamentos florestais e seus produtos.
( ) Determinação ou predição de relações de crescimento e incremento de árvores e povoamentos florestais.
( ) Obtenção de dados para ajustes de equações hipsométricas, volumétricas e de modelos de crescimento.
 
Considere as afirmativas acima, assinalando as verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
“Nas perícias realizadas em florestas de coníferas, uma das mais importantes características de um povoamento florestal a ser determinada é sem dúvida a sua idade, pois, por meio dela o perito pode avaliar os incrementos em termos de volume, diâmetro, ou altura de uma dada espécie em um determinado local além de identificar datas de ocorrências de problemas.”
Para determinar a idade das árvores podemos recorrer a alguns métodos existentes.
Assinale a alternativa que contém o método que atende esse preceito com maior precisão.
A escolha ou definição da técnica de queima controlada a ser empregada em plantios florestais depende principalmente do objetivo que se pretende alcançar. Que técnicas de queima seriam recomendadas para os seguintes casos:
• Redução de material combustível no interior de plantios florestais. • Abertura de clareiras para melhoria da alimentação da fauna silvestre. • Queima em áreas montanhosas.
Em ordem de cima para baixo, assinale a alternativa CORRETA com as respectivas técnicas.