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O trabalho pelo qual o auditor independente busca obter evidências apropriadas e suficientes, para expressar sua conclusão é denominado trabalho de asseguração. Esse procedimento tem como objetivo aumentar o grau de confiança dos usuários previstos sobre o resultado da mensuração ou avaliação do objeto. De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade NBC TA Estrutura Conceitual, de 20 de novembro de 2015, em um trabalho de asseguração, existem cinco elementos, sendo eles:
O planejamento é uma etapa primordial para o desenvolvimento do trabalho de auditoria interna, compreendendo os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos. Estão entre os fatores relevantes na execução dos trabalhos e que devem ser, especialmente, considerados no planejamento da auditoria, conforme consta da Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TI 01:
Segundo a Norma Brasileira de Contabilidade - NBC TI, aplicada à auditoria interna, esta deve assessorar a administração da entidade, no trabalho de prevenção de fraudes e erros. Quando, no decorrer de seu trabalho, se deparar com quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades, o auditor interno deverá:
Segundo Castro (2018), “o termo compliance tem origem no verbo inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido”. Tendo em vista que em português não existe tradução para o termo, o mesmo tem recebido variadas intepretações, provocando discussões sobre a função de compliance e da auditoria interna. Segundo o autor, são finalidades da Auditoria de Compliance e da Auditoria Interna, respectivamente:
A controladoria de uma entidade é área fundamental e visa garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório. Assim, tem papel importante, no gerenciamento de risco institucional, criando mecanismos de controle interno, que visem à segurança de suas atividades, criando ou aumentando a confiança do mercado em relação à entidade. Com base no “Guia de Orientação para o Profissional de Contabilidade”, publicado pelo Conselho Regional de Contabilidade/RS, o papel da controladoria, na gerência de riscos, envolve diversos assuntos e procedimentos, EXCETO: