Filtrar


Questões por página:
As Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) adotam como base As Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI, na sigla em inglês). Dessa forma, com fundamento na NBASP 400 – Princípios de Auditoria de Conformidade, assinale a afirmativa INCORRETA.
1. Na etapa de planejamento dos trabalhos, o auditor examina o saldo contábil da conta de investimento avaliado pelo método da equivalência patrimonial no exercício de 2022 em comparação com 2021 e verifica que este se manteve inalterado, em que pese a companhia investida ter apresentado lucro expressivo no exercício.
2. Ele então envia um e-mail ao contador da empresa auditada, questionando sobre o assunto e o mesmo lhe informa que esqueceu de registrar a receita de equivalência patrimonial.

Nos termos das normas vigentes, os procedimentos de auditoria descritos em 1 e 2 são denominados, respectivamente:
Suponha que, ao realizar trabalhos de auditoria de acordo com as Normas de Auditoria vigentes, o auditor chega à conclusão de que há distorções relevantes no Balanço Patrimonial de uma empresa. No entanto, tais distorções decorrem de erro de classificação de contas, não sendo, portanto, generalizadas para as demais demonstrações contábeis. Assim, de acordo com as Normas, sua opinião será do tipo:
Ao analisar os números dos Balanços Financeiros do Poder Executivo relativos aos exercícios financeiros de 2021 e 2022, certo auditor percebe que houve expressivo acréscimo no valor das transferências financeiras concedidas ao Poder Legislativo em 2022, o que lhe causou estranheza, uma vez que as receitas do município permaneceram estáveis. A fim de coletar maiores informações, ele questionou o contador sobre as razões da flutuação inesperada; foi informado que em 2022 houve execução e pagamento de ação judicial que reclamava diferenças de valor. Considerando o caso hipotético é possível inferir que o auditor utilizou, respectivamente, os procedimentos de
O estabelecimento de um programa de auditoria é uma exigência comum a diversas normas de sistemas de gestão. Diante disso, a norma NBR ISO 19011:2018 fornece orientações para auditorias de variados escopos e dimensões. Segundo essa norma, é chamada auditoria de 1.ª parte a auditoria