Filtrar


Questões por página:
Um auditor examina as demonstrações contábeis e orienta seu trabalho a detectar e analisar situações significativas e anormais relevantes. Faz uso de índices econômico-financeiros (liquidez corrente, rentabilidade, entre outros) e, por vezes, compara com as demonstrações de anos anteriores. O auditor realiza:

Um auditor independente, ao obter evidência de auditoria apropriada e suficiente, percebeu que a mesma havia distorções individuais e em conjunto. Essas distorções eram relevantes, porém não generalizadas nas demonstrações financeiras.


Nesse caso, o relatório de auditoria mais apropriado seria:

O auditor, no exercício do controle externo de competência do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, deve
O controle que funciona é o controle preventivo, o controle substantivo, que elege prioridades e acompanha paripassu a execução de projetos. O controle que funciona é aquele que orienta, esclarece e alerta, que concentra e aprofunda sua fiscalização naquilo que é essencial, mediante critérios de materialidade, relevância, risco e oportunidade. (LIMA, Luiz Henrique. O Controle da Responsabilidade Fiscal e os Desafios para os Tribunais de Contas em Tempos de Crise. In: LIMA, Luiz Henrique; DE OLIVEIRA, Weder; CAMARGO, João Batista. Contas Governamentais e Responsabilidade Fiscal: Desafios para o Controle Externo. Belo Horizonte: Fórum,2017, p.135)
Acerca da materialidade e planejamento em auditoria, assevera-se:
Acerca da disciplina dos testes de auditoria, assevera-se: