Filtrar


Questões por página:
Ao trabalhar com uma turma do ensino fundamental, a temática da diversidade religiosa no mundo, o professor de ensino religioso organizou os alunos em grupos e, entre eles, dividiu as tarefas de pesquisar e criar um roteiro teatral. Nessa atividade, cada equipe se responsabilizou por reproduzir fielmente um contexto comportamental e simbólico de uma das principais culturas religiosas existentes no mundo. Considerando a situação hipotética, evidencie apenas elementos que o grupo encarregado da religião judaica deverá inserir em seu roteiro teatral por representarem momentos da vida, ritos, comportamentos ou símbolos diretamente ligados a esta religião.

1. Mantra OM (Aum). 2. Circuncisão. 3. Ramayana. 4. Bar-Mitzvá. 5. Oração três vezes ao dia. 6. Salat. 7. Kosher. 8. Oração cinco vezes ao dia. 9. Shabbat.

A sequência está correta em
Um dos grandes problemas de uma interpretação maniqueísta sobre a realidade é que, associada a uma visão etnocêntrica, toma a si e suas concepções como o padrão da verdade. Generalizações assim fundamentam preconceitos e podem gerar a discriminação de indivíduos e grupos. Essa visão também tende a impor padrões de conduta e a uniformização dos modos de vida. Podemos considerar corretamente ideias fulcrais do maniqueísmo:
O positivismo, de acordo com Augusto Comte, não é uma corrente filosófica entre outras, mas a que acompanha, promove e estrutura o último estágio que a humanidade teria atingido, fundado e condicionado pela ciência. Comte usa o termo filosofia com o mesmo sentido que lhe atribuía Aristóteles, isto é, como definição do sistema geral do conhecimento humano. E o termo positivo significando o real, por oposição ao quimérico, o útil em oposição ao ocioso, a certeza em oposição à indecisão, o preciso em oposição ao vago. O termo significa, ainda, o contrário de negativo e indica a tendência de substituir sempre o absoluto pelo relativo. Finalmente, traduz a proposta de organização moral e intelectual da sociedade.
(REZENDE, Antônio. Org. Curso de filosofia para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação.13 ed. Rio de Janeiro: Zahar,2005. P.144.)

Augusto Comte afirma ter descoberto uma grande lei fundamental segundo a qual o espírito dos indivíduos, assim como a espécie humana e as próprias ciências, descreve um movimento histórico que atravessa três estados. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Positivo: realiza-se o verdadeiro espírito científico, que se limita à observação dos fatos, a raciocinar sobre eles, e a procurar suas relações invariáveis.

II. Metafísico: os agentes sobrenaturais são substituídos por forças abstratas como explicação dos fenômenos.

III. Ordem: a física social pode ser mais complexa, sendo a última etapa das ciências dentro da classificação comtiana.

IV. Moral: dever-se-ia atuar na organização da nova sociedade, tanto no aspecto político quanto no econômico.

V. Teológico: o espírito humano acredita que os fenômenos são explicados pela ação de agentes sobrenaturais.

VI. Progresso: historicamente, através da ciência, adquire mais conhecimento e aperfeiçoa seus meios técnicos.

Referem-se corretamente, em sua devida ordem histórica, aos elementos da lei dos três estados de Comte:
Sobre as visões religiosas de vida após a morte, assinale a afirmativa correta.
Acerca do Islamismo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
( ) A Hégira é considerada o ponto de partida da contagem do tempo no calendário muçulmano e representa a migração de Muhammad (Maomé) da cidade de Meca para Medina, no ano de 622 do calendário cristão. ( ) Jesus e a Virgem Maria não estão presentes no Alcorão, livro sagrado islâmico. ( ) Os muçulmanos fazem suas orações diárias voltados geograficamente para o local onde está localizada a Kaaba.
As afirmativas são, respectivamente,