Filtrar


Questões por página:
Em 2024, o Rio Grande do Sul enfrentou uma emergência climática sem precedentes, evidenciando os impactos devastadores da mudança climática em nível local e global. Diante desse cenário alarmante, torna-se imperativo que o Brasil intensifique seus esforços para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Nesse contexto, a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), instituída pela Lei nº 12.187/2009, estabelece diretrizes fundamentais para a ação governamental e a mobiliza- ção da sociedade em busca de um desenvolvimento sustentável e resiliente, sendo que a referida lei estabelece que
"O que fazemos na internet é processado e guardado em lugares físicos, predominantemente em imensas bibliotecas de computadores, chamadas de data centers - em tradução para o português, centros de dados. Para funcionar, além de equipamentos, tecnologias e profissionais qualificados, os data centers precisam de muita (muita!) energia e água" (Universidade Federal de Uberlândia,2025. Disponível em https://comunica.ufu.br/NOTICIAS/2025/09/cientistas-alertam-data-centers-podem-causar-crise-de-agua-e-energia).

Com relação à água utilizada pelos data centers para resfriar os seus equipamentos, é correto afirmar:
Durante o monitoramento da qualidade da água em um corpo hídrico, um técnico utiliza um equipamento multiparâmetro portátil para registrar simultaneamente pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido e temperatura. Esse instrumento é conhecido como:
A inadequação do manejo de resíduos sólidos e a má drenagem urbana criam microambientes favoráveis à reprodução de determinados vetores. Em contextos urbanos tropicais, a presença de recipientes descartados e o acúmulo de água limpa e parada estão mais diretamente associados ao aumento da incidência de:
A contaminação de águas superficiais e subterrâneas por esgoto doméstico sem tratamento está diretamente associada à transmissão de doenças como: