Filtrar


Questões por página:
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os princípios de contabilidade aos seus respectivos conceitos.
Coluna 1 1. Oportunidade. 2. Competência. 3. Prudência. 4. Continuidade.
Coluna 2 ( ) Pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.
( ) Refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
( ) Pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta essa circunstância.
( ) Determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A demonstração contábil tem por finalidade apresentar a origem da riqueza gerada pela empresa e como essa riqueza foi distribuída entre os diversos setores que contribuíram, direta ou indiretamente, para a sua geração. Essa definição refere-se à Demonstração:
As provisões, estimadas ou não, correspondem a despesas e prováveis perdas (no Ativo) pertinentes a determinado período-base em que incorrerem, no qual serão contabilizadas, que serão pagas ou apuradas no próprio período-base ou no(s) período(s)-base subsequente(s). Sobre provisão, analise as afirmativas a seguir:
I. É um passivo de prazo ou de valor incertos. II. São os passivos que possuem menor grau de incerteza em relação aos passivos genuínos. III. São reconhecidas em virtude de ações e condutas futuras, mesmo que tais ações venham causar gastos (provisão x reservas). IV. Envolvem sempre uma contraparte, mesmo que não seja específica (público em geral).
É incorreto o que se afirma
O plano de contas é a estrutura sobre a qual se constrói e elabora a escrituração, com a finalidade de mantê-la ordenada de forma a obter, de maneira clara e objetiva, os dois instrumentos informativos mais importantes da contabilidade: o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. Sobre o Plano de Contas, analise as afirmativas a seguir:
I. O plano de contas é efetivamente o instrumento de consulta do profissional para fazer o lançamento contábil, pois indica qual conta deve ser debitada e qual conta deve ser creditada. II. O grupo que agrega as contas que representam as despesas que influenciarão o resultado de vários exercícios futuros, tais como despesas pré-operacionais e benfeitorias em imóveis de terceiros, é o Passivo Exigível a Longo Prazo. III. A conta Abatimentos da Receita Bruta reúne as contas que representam as vendas anuladas, os descontos incondicionais e os impostos incidentes sobre as vendas, dos quais o comerciante é mero repassador (ICMS, PIS e COFINS). IV. As contas de segundo grau são aquelas que representam o agrupamento de contas em que se divide o ativo, o passivo e as contas de resultado, com o mesmo ordenamento em que é feita a apresentação das demonstrações contábeis.
É incorreto o que se afirma
Reservas são recursos acumulados no patrimônio líquido. Visam manter a integridade do capital social, garantir a realização de investimentos com recursos próprios, além de serem utilizadas na compensação de prejuízos e no aumento do capital. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. Existem dois tipos de reserva: de lucros e de capital. II. A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos. III. As reservas de capital são constituídas com valores recebidos pela empresa e que não transitam pelo resultado, por não se referirem à entrega de bens ou serviços pela empresa. Constituem-se grupo de contas integrantes do patrimônio líquido. IV. Reservas de lucros são contas constituídas pela apropriação de lucros da companhia. Representam lucros reservados e constituem garantia e segurança adicional para saúde financeira da companhia, porque são lucros contabilmente realizados que ainda não foram distribuídos aos sócios ou acionistas.
É incorreto o que se afirma