Filtrar


Questões por página:
A Lei n.º 8080, de setembro de 1990, apresentou importantes avanços para a saúde pública. O Sistema Único de Saúde (SUS) possui como um dos seus princípios a integralidade, que representa:
A Lei n.º 6.259, de 30 de outubro de 1975, dispõe sobre a organização da Vigilância Epidemiológica, que tem por objetivo principal:
A vacina é a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências, proporcionando impacto indireto na diminuição do absenteísmo no trabalho e dos gastos com tratamento de infecções bacterianas secundárias e internações hospitalares. Aquela que é utilizada atualmente no Brasil é constituída por três tipos de cepas do influenzavírus, sendo dois tipos de influenzavírus A e um influenzavírus B. A imunidade aos influenzavírus resulta de infecção natural ou por meio de vacinação com vírus homólogo. Assim, um hospedeiro que tenha tido uma infecção com determinada cepa do influenzavírus, tiver uma nova infecção com a cepa variante do mesmo vírus:
Fonte: Moura, Alexandre Sampaio Belo Horizonte:UFMG/Nescon, 2015. p.:il.202 p. https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/37 03/1/Doencas-Infecto-Contagiosas-2016.pdf
A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) é composto por três órgão das esferas Federal, Estadual e Municipal. Desta forma qual das siglas abaixo representam estes órgãos:
A respeito das políticas nacionais de saúde pública, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Atualmente, um dos grandes desafios do SUS ainda é a estruturação de serviços de forma coerente com os ideais da Reforma Sanitária Brasileira: inclusivos e socialmente comprometidos. (_) Sobre o processo saúde-doença, a garantia à saúde vai além da esfera das atividades clínicoassistenciais. Isso significa que o governo deve oferecer mais do que consultas médicas centradas no hospital e no cuidado de uma doença com medidas curativas. (_) As práticas de educação em saúde atuais, assim como as políticas de saúde pública, têm, em geral, um cunho conservador. As atividades dessa área são construídas com base em uma idealização da medicina científica e em uma concepção puramente biológica.