Filtrar


Questões por página:
A Educação Permanente em Saúde (EPS) para acontecer depende da promoção de três eixos, incumbência do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES) que coordena a Política Nacional de Formação e Desenvolvimento de Trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS). Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre os eixos:
( ) A relação entre a educação e o trabalho.
( ) A mudança nas políticas de formação e nas práticas de saúde.
( ) A melhor produção nos locais de serviço.
( ) A produção e a disseminação do conhecimento e a educação nos locais de serviço.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Um fundamento do Sistema Único de Saúde (SUS) é a formação de seus trabalhadores. A instituição da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (Pneps) reconhece a importância da formação e do desenvolvimento de trabalhadores da saúde, disposto na Portaria GM/MS nº 198/2004, a Educação Permanente em Saúde (EPS) sobressai-se porque: Analise as afirmativas abaixo:
I. Valoriza o trabalho como fonte do conhecimento.
II. Exclui o vínculo entre o conhecimento e o cotidiano, também ao processo de aprendizagem.
III. A integração do trabalho dissidia da orientação das ações educativas.
IV. A educação será desenvolvida no modo permanente e dinâmica, explorando a formação de espaços coletivos para a reflexão, análise e avaliação do que for produzido no trabalho cotidiano.

Estão corretas as afirmativas.
Na Educação Permanente em Saúde (EPS) os agentes que poderão compor os polos de atuação são os gestores estaduais e municipais de saúde e de educação, os docentes; estudantes da educação técnica, de graduação e de pós-graduação; trabalhadores de saúde; agentes sociais e parceiros intersetoriais. A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma concepção de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) concebida como _____________.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
mostrar texto associado

Leia o texto 'Informações sobre o novo coronavírus (COVID-19)' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto procura destacar que, na coleta de material para a detecção do novo coronavírus, orienta-se a coleta de aspirado de nasofaringe ou swabs combinado (nasal/oral) ou também amostra de secreção respiratória inferior (escarro ou lavado traqueal ou lavado broncoalveolar).

II. Uma das ideias presentes no texto é a de que o quadro clínico inicial da doença causada pelo novo coronavírus é caracterizado como uma síndrome gripal aguda, de início insidioso e frequentemente acompanhada de lacrimejamento, dor nos olhos, visão borrada, inchaço nos olhos, vermelhidão dos olhos, dor de cabeça e coceira nos olhos.

III. O texto procura deixar claro para o leitor que as pessoas com COVID-19 geralmente apresentam sinais e sintomas, incluindo problemas respiratórios leves e febre persistente, que se desenvolvem em média de 25 a 31 dias após a infecção.


Marque a alternativa CORRETA:

mostrar texto associado

Leia o texto 'Informações sobre o novo coronavírus (COVID-19)' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto sugere que o diagnóstico definitivo do novo coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios, por meio da aspiração de vias aéreas ou indução de escarro.

II. Após a análise do texto, é possível concluir que a febre causada pelo novo coronavírus pode não estar presente em alguns casos, sendo mais frequente em pacientes jovens, idosos, imunossuprimidos ou em algumas situações que possam ter utilizado medicamento antitérmico.

III. O texto leva o leitor a inferir que, para confirmar a doença causada pelo novo coronavírus, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral.


Marque a alternativa CORRETA: