Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Com base na teoria do reforço de Skinner, é possível modelar comportamentos dos mais simples, aos mais complexos. Para a modelagem de comportamentos mais complexos, com baixas probabilidades de ocorrência espontânea, Skinner propõe uma metodologia baseada na modelagem de comportamento, na qual inicialmente serão reforçados comportamentos que convergirem ou se aproximem do comportamento final desejado. A esta metodologia, é dado o nome de Aproximação Sucessiva.
mostrar texto associado
A psicopatologia, vista pela clínica fenomenológica, é compreendida através do posicionamento do sujeito na existência, a partir de escolhas que ocasionaram o seu aprisionamento, buscando o indivíduo preservar-se de si, ou de situação qualquer, por vezes deparando-se com rígidos critérios que limitam sua existencialidade.
mostrar texto associado
A Psicologia Positiva é considerada uma especialidade na ciência psicológica que tem como foco o estudo das experiências positivas e dos pontos fortes do ser humano. No contexto escolar e acadêmico, o desempenho do estudante usualmente é medido por variáveis relacionadas à inteligência. Porém, com o crescimento da Psicologia Positiva, algumas variáveis não cognitivas também são consideradas porque elas afetam a experiência acadêmica e os resultados do sujeito e também são afetadas pela educação. Neste sentido, algumas dessas variáveis são: esperança disposicional, autoeficácia e otimismo.
mostrar texto associado
A relação de ajuda tem como elemento de suma importância a aceitação. Tal aceitação encontra significado apenas quando é possível compreender tal como o outro compreende sentimentos, pensamentos e comunicações que lhes são próprias, para que assim o outro sinta a real liberdade para explorar sua experiência interior. O ingresso na exploração de si mesmo e sua experiência interior não deve ser assustadora para o cliente, uma vez que encontre na relação terapêutica um espaço de liberdade, compreensão e aceitação.
mostrar texto associado
Na psicanálise de grupo, a teoria Kleiniana aponta para a clivagem da transferência, ou seja, a transferência mais central que acontece com o terapeuta, tal como no enquadre individual. Há ainda processos de transferências laterais com os demais participantes, intensificando e acelerando o ritmo de projeções e reativações de experiências, em comparação a análise individual.